Gaudium news > Semana Nacional de Migração nos EUA focará seu debate nas crianças imigrantes

Semana Nacional de Migração nos EUA focará seu debate nas crianças imigrantes

Washington (Quinta, 10-12-09, Gaudium Press) Com o foco nas crianças imigrantes e refugiadas, a Igreja Católica norte-americana irá celebrar, de 3 a 9 de janeiro de 2010, em Washington, a sua Semana Nacional da Migração. O tema do evento este ano será “Renovar a esperança, Buscar a justiça”.

A preocupação com as crianças na Semana, segundo a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, vai ao encontro das vontades do Papa Bento XVI, que elegeu para a Dia Mundial do Imigrante e do Refugiado 2010 o tema “Menores Emigrantes e Refugiados”.

Conforme o presidente do Comitê sobre Migração da Conferência, o bispo de Salt Lake City John C. Wester, as crianças devem ser protegidas, pois são “uma população vulnerável que pode ser facilmente explorada e abusada”. E isto, segundo ele, é particularmente certo de acontecer “quando se trata de menores sem documento e sozinhos em um país estrangeiro, que muito freqüentemente não tem ninguém para pedir ajudar”.

Como preparativo para a Semana Nacional da Migração de 2010, o Comitê sobre Migração elaborou alguns materiais como boletins de notícias, cartões de orações e um livrinho de reflexões para o Advento. Até um site educacional, coordenado pela norte-americana Universidade Católica da América será lançado em meados de dezembro. Segundo a Conferência, esta ferramenta é de suma importância, ainda mais para educadores, porque se centrará no relevante papel desempenhado pela Igreja católica norte-americana no debate sobre a imigração, ao largo de todo o século XX.

A arrecadação de fundos para ajudar as paróquias, escolas e organizações católicas engajadas em projetos relacionados à migração também deve fazer parte das atividades da Semana.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas