Gaudium news > Arcebispo de Havana homenageia leigos na capital cubana

Arcebispo de Havana homenageia leigos na capital cubana

Havana (Quinta, 10-12-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Havana, dom Jayme Lucas Ortega y Alamino, condecorou, na última segunda-feira (7), 17 laicos (leigos) na capital cubana por seus serviços prestados para o bem da Igreja Católica no país.

A cerimônia, que aconteceu durante a celebração das vésperas solenes da Imaculada Conceição (celebrada no dia 8 de dezembro), reuniu os bispos auxiliares da arquidiocese de Havana, dom Alfredo Petit Vergel e dom Juan de Dios Hernández Ruíz, além de sacerdotes, religiosos e leigos.

“Vocês não fugiram de Deus”, afirmou dom Ortega durante sua homilia, “vocês deram a cara ao Senhor nos momentos difíceis quando a situação do laicato em Cuba era trágica, dolorosa, desafiante e frustrante”.

Em outro momento, o arcebispo de Havana expressou que, com a entrega das condecorações, o que se premiava não era o “tempo nem a qualidade do serviço prestado à Igreja”, mas sim a “fidelidade ao Senhor”.

Na conclusão da homilia, dom Ortega entregou pessoalmente as condecorações e felicitou a cada um dos homenageados. Seis leigos receberam a Ordem Benemerenti e 11 a Cruz Pro-ecclesia et Pontifice, entre eles, o presidente do Conselho Diocesano de Laicos, José Ramóm Pérez, e a diretora da Cáritas-Cuba, Maritza Sánchez.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas