Gaudium news > Filósofo francês recebe Prêmio João Paulo II de Direitos Humanos

Filósofo francês recebe Prêmio João Paulo II de Direitos Humanos

Cidade do Vaticano (Quinta, 10-12-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI entregou ontem, ao fim da audiência geral, o Prêmio “João Paulo II” de Direitos Humanos da Academia de Oswiecim (Polônia) para o filósofo francês André Glusckman. O filósofo, conforme a Rádio Vaticano, foi laureado por seu trabalho desenvolvido em sintonia com os princípios e normas do magistério e do próprio testemunho do Papa Wojtyla.

Conforme a Rádio Vaticano, Glusckman tem se destacado, ao longo das últimas décadas, no cenário internacional como grande defensor dos direitos humanos e como combatente do poder político que desrespeita a humanidade. O filósofo é conhecido por ter escrito em 1967, o livro “O discurso da Guerra” no qual criticava a Guerra do Vietnã e, em 1968, participou dos movimentos políticos de maio de 1968, na França.

O Prêmio João Paulo II de Direitos Humanos foi instituído em 2003, com o consenso da Santa Sé. Seu objetivo é preservar e difundir a mensagem de João Paulo II em favor da paz e dos direitos humanos, datada de 1979, ocasião em que o pontífice estava visitando o campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau para prestar uma homenagem às vítimas do Holocausto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas