Gaudium news > Procissão Luminosa da Imaculada ocorrerá neste sábado em Novo Hamburgo

Procissão Luminosa da Imaculada ocorrerá neste sábado em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo (Quinta, 10-12-2009, Gaudium Press) Devotos de Nossa Senhora vão tomar conta das ruas da cidade de Novo Hamburgo (RS) na noite de sábado, dia 12 de dezembro. Com o tema “Com Maria e nossas mães rezamos pela santificação dos sacerdotes”, a 12ª Procissão Luminosa da Imaculada Conceição vai reunir fiéis em busca de renovação, pedidos, promessas e agradecimentos à Mãe dos Homens.

A tradicional romaria da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, no centro da cidade, ao Santuário das Mães de Novo Hamburgo, reúne cerca de dois mil fiéis. O evento faz parte das homenagens à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizadas com novenas e celebrações nas comunidades da diocese.

Segundo monsenhor Oscar Colling, reitor do Santuário das Mães, esta festa tem uma grande importância para a cidade, pois comemora também o primeiro passo que foi dado rumo ao santuário. Ele explica que, em 1998, foi improvisado um altar no terreno onde seria construído o santuário, e celebrada uma missa, para mais de 1500 pessoas, por Dom Osvino Both. Desde então a procissão é realizada todos os anos, no sábado seguinte a festa da Imaculada Conceição.

Destacando o tema da romaria, o reitor explica que a motivação que os leva a conclamar o povo a rezar pela santificação dos sacerdotes vem do pedido do próprio Papa Bento XVI, ao convocar o Ano Sacerdotal. Por isso, durante a procissão serão realizadas pregações e orações voltadas para a intenção de todo o clero.

Os romeiros carregarão tochas e velas e percorrerão cerca de cinco quilômetros. As velas serão acesas com a Luz de Belém, que veio de Jerusalém em 2000, e que permanece sempre acesa. Uma imagem de Nossa Senhora será levada ao Santuário como rito da caminhada e o encerramento da procissão se dará com uma missa campal.

O religioso lembra ainda que o santuário é dedicado à maternidade, um dom criado por Deus. E que Maria, exemplo de mãe, de mulher e de serva, ajuda os fiéis a crescerem na fé. “Nossa Senhora tem três grandes virtudes para cumprir seu papel de mãe: o seu testemunho de vida, suas palavras de sabedoria e amor e a sua oração, pois ela é aquela que está colocada entre Deus e o filho”, conclui.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas