Gaudium news > Em nota, bispo de Roraima lamenta falecimento de freiras

Em nota, bispo de Roraima lamenta falecimento de freiras

Boa Vista (Terça, 15-12-2009, Gaudium Press) O bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, emitiu uma nota de pesar em compadecimento por duas freiras que faleceram ontem, 14, pela manhã, em um acidente automobilístico, segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As religiosas colombianas Amélia Gil Dias e Ana Elinda Gonzáles saíam de Mucajaí em direção a capital de Roraima, Boa Vista, onde aconteceria uma confraternização realizada pela Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata. No quilômetro 43, da BR-174 o veículo em que estavam se chocou com um carro que vinha na direção oposta acarretando no falecimento de ambas.

Na nota, d. Roque Paloschi afirma estar “com o coração cheio de emoção e saudade” e informa que as duas irmãs trabalhavam na diocese de Roraima em profunda comunhão com todos os outros agentes de pastoral. “Alegria e doação no serviço a Deus e aos irmãos marcavam seu testemunho missionário”, diz ele.

Com este triste acontecimento, Dom Roque diz que a Igreja de Roraima é chamada a viver, mais uma vez, a experiência da paixão e completar “em sua própria carne o que falta à paixão de Cristo para o bem do seu povo”. Ao mesmo tempo, o bispo crê que através desse pesar é experimentada a confiante certeza de que nem a morte, nem a vida, “nada pode nos separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Para terminar sua mensagem de condolências, d. Roque pede que Nossa Senhora de Consolata, a Mãe da consolação, leve conforto aos familiares, parentes, às comunidades do Mucajaí e, “de modo particular, ao Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata”.

Os corpos das freiras foram velados na paróquia de Mucajaí e logo depois trazidos à Boa Vista, para o sepultamento. Conforme a CNBB, a Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata ainda vai decidir se o corpo de Ana Elinda será trasladado para a Colômbia, onde mora a família.

Falece arcebispo emérito de Ribeirão Preto (SP)
Faleceu na manhã de hoje, 15, o arcebispo emérito da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), Dom Arnaldo Ribeiro. O prelado tinha 79 anos. O velório será realizado hoje na parte da tarde e amanhã, 16, durante toda a manhã, na Paróquia Nossa Senhora das Dores. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrará, hoje, a missa de corpo presente.

Dom Arnaldo Ribeiro nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 7 de janeiro de 1930. Foi ordenado bispo auxiliar de Belo Horizonte na matriz de Nossa Senhora das Dores, em 1975, onde coordenou as atividades da comissão de organização da vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1981.

Durante seu arcebispado, ordenou mais de 100 presbíteros e trabalhou para incentivar as vocações sacerdotais. No dia 3 de junho de 2006, renunciou à arquidiocese de Ribeirão Preto por motivos de idade e foi sucedido por Dom Joviano de Lima Júnior.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas