Gaudium news > Catedral de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é reinaugurada com rito de dedicação

Catedral de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é reinaugurada com rito de dedicação

Passo Fundo (Terça, 15/12/2009, Gaudium Press) Foi inaugurada no último domingo, dia 13, a nova fase da Catedral Nossa Senhora Aparecida na cidade de Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul. A cerimônia religiosa foi presidida pelo bispo diocesano de Passo Fundo, Dom Pedro Ercílio Simon, com o rito de dedicação da catedral.

Durante o ato, foram ungidas e aspergidas as paredes, o altar, o sacrário e várias cruzes, em todos os espaços da igreja. Dom Ercílio afirmou que o ato de dedicação é um “rito especial da liturgia católica que consagra uma Igreja Catedral, num espaço sagrado dedicado a Deus”.

“A Catedral de uma diocese é a Igreja Mãe de todas as igrejas dessa diocese. É o lugar sagrado que tem sintonia com a realidade Igreja-Povo de Deus. É onde se reúnem os batizados, templos vivos de Deus, para prestar um culto ao Senhor”, ressaltou o prelado à Gaudium Press.

Segundo o bispo diocesano, a igreja já tinha 60 anos de uso e nunca havia sido tecnicamente inaugurada porque nunca esteve “completamente pronta”. Somente neste ano, através de uma doação significativa, a catedral pôde ser reformada.

“Com a quantia doada foi possível colocar um novo piso, todo em granito e mármore, pintar toda a estrutura da igreja e ainda trocar o sistema de som”, afirmou o prelado.

Dom Ercílio destacou, ainda, a importância dessa dedicação pelo seu significado teológico. “Não importa a Igreja de pedra, de tijolos, de mármore, a sua estrutura material, o que importa verdadeiramente é a Igreja viva, que nos estimula a viver a nossa fé e a praticar a caridade”, concluiu.

Catedral de Passo Fundo

A Catedral de Passo Fundo foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1949 com a benção de Dom Antônio Reis, bispo diocesano de Santa Maria, diocese em que a cidade pertencia naquela época.

Em abril de 1951, foi divulgada a criação do novo Bispado de Passo Fundo e a nomeação do seu primeiro bispo: Dom Cláudio Colling. A Instalação do Bispado e tomada de posse de Dom Cláudio ocorreram em julho, no templo da paróquia, a partir de então, designada de Catedral (sede de diocese).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas