Gaudium news > Arcebispo do Rio de Janeiro escreve mensagem de Natal para os leitores da Gaudium Press

Arcebispo do Rio de Janeiro escreve mensagem de Natal para os leitores da Gaudium Press

Rio de Janeiro (Quinta, 17-12-2009, Gaudium Press) O arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, escreveu uma mensagem especial para todos os leitores da Gaudium Press, enaltecendo a importância deste “acontecimento histórico impregnado de mistério”: o Natal. “Nasce um delicado menino plenamente humano, mas que, ao mesmo tempo, é o Filho unigênito do Pai. É o Filho não criado, mas eternamente gerado, o Filho consubstancial ao Pai. ‘Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro’. É o Verbo, por Quem ‘todas as coisas foram feitas'”, escreve dom Orani, em sua mensagem natalina.

Segundo Dom Orani, “ao professarmos com toda a Igreja a nossa fé, reconhecemos, também nós, a graça surpreendente que a misericórdia do Senhor nos concede”. “Quanto mais se aproxima a celebração do Nascimento de Jesus Cristo, tanto mais a Missão Continental ganha força e convoca cada cristão batizado a anunciar o Evangelho de Cristo. Nestes dias, eles voltam a visitar as casas que os acolhem para refletir em conjunto, em família, sobre a Palavra de Deus, dialogando acerca dos grandes temas da fé e da vida, e redescobrindo a alegria do encontro com o Senhor, o Verbo encarnado de Deus”, afirma.

O arcebispo do Rio destaca, em sua mensagem de Natal, a importância da Missão Continental. “A Missão Continental deve realizar-se dentro do dinamismo da pedagogia do encontro que pode dar-se de pessoa a pessoa, de casa em casa, de comunidade a comunidade. Sendo que todo pastor – o que vale também para cada cristão batizado – deve ser um reflexo do Bom Pastor. É evidente que nossa pastoral tem que estar permeada de encontros, na simplicidade, na cordialidade, na solicitude, na escuta e no serviço aos demais”, prossegue dom Orani.

Algumas das mazelas que afligem os cariocas, como a pobreza, o analfabetismo e o tráfico de drogas, não foram esquecidas na mensagem de Natal do arcebispo do Rio: “A luz de Belém, que se dirige ‘aos homens de boa vontade’, compromete-nos a combater, em toda a parte e em todas as circunstâncias, a pobreza, a marginalização, o analfabetismo, a ganância, a corrupção, a desigualdade social, a vergonha do tráfico de drogas, a violência contra a vida em todos os seus aspectos”.

“Todavia, para quantos puseram a própria confiança e esperança em Jesus, nascido em Belém para se fazer um de nós, ressoou precisamente no coração da noite de Natal, a mensagem do anjo: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: nasceu hoje para vós, na cidade de David, um Salvador’ (Lc 2, 10-11). O futuro abre-se diante de nós, Deus anda pelos nossos caminhos!”, salienta o arcebispo do Rio.

Por fim, dom Orani recorda o coro dos anjos que, segundo relato do Evangelho de São Lucas, entoou no mais alto dos céus: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens que Ele ama” (Lc 2,14). “Este cântico de louvor que ressoou, por cima do pobre estábulo de Belém, deve ressoar hoje em nossas vidas, em nossas famílias, em nossa amada cidade do Rio de Janeiro e em cada recanto da terra. Paz! Esse é o meu voto de Natal. Rezemos para que a humanidade inteira saiba reconhecer no Filho de Maria, nascido em Belém, o Redentor do mundo, que traz o dom do amor e da Paz a cada um de nós”, conclui dom Orani.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas