Gaudium news > Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul preparam Marcha contra a Violência

Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul preparam Marcha contra a Violência

Porto Alegre (Segunda, 21-12-2009, Gaudium Press) Representantes das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na sede do secretariado da Conferência Nacional dos Bispos Do Brasil (CNBB) Regional Sul III, em Porto Alegre com o objetivo de encaminhar ações práticas para a realização da Marcha contra a violência e o extermínio da juventude. A Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul engloba a Pastoral da Juventude, a Pastoral da Juventude Estudantil e a Pastoral da Juventude Rural.

A Marcha contra a Violência é articulada nacionalmente pelas Pastorais da Juventude do Brasil junto com o setor juventude nacional. É uma iniciativa de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as formas de violência contra a juventude. Com isso, a campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

De acordo com Jaiane Seulim Kroth, da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, o encontro teve como meta definir encaminhamentos de questões relacionadas à Marcha no Estado. Ela destaca que uma das decisões tomadas foi a participação de representantes da pastoral no Fórum Social Mundial e no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe.

Também esteve na pauta da reunião a discussão sobre o Acampamento da Juventude que será realizado de 13 a 15 de fevereiro, em Santa Maria, antecedendo a 33ª Romaria da Terra, cujo tema será “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”. “Esperamos para esse acampamento mais ou menos 150 jovens do RS, e o objetivo é capacitar esses jovens sobre a temática da violência, da juventude e do trabalho”, afirma.

Outra questão discutida no encontro, e mencionada por Jaiane, diz respeito ao lançamento da Marcha no Rio Grande do Sul, que vai acontecer no dia 14 de abril de 2010, no início da Semana da Cidadania, junto a Assembléia Legislativa do Estado.

“Realizar a marcha no RS é vital para as Pastorais da Juventude, pois entendemos que o dever de todo cristão é defender a vida em primeiro lugar. Através dessa Campanha contra a Violência e o Extermínio de jovens no RS queremos denunciar as injustiças que matam a vida da juventude e anunciar novas formas de relações humanas que sejam coerentes com a proposta cristã”, salienta.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas