Gaudium news > Arquidiocese de Fortaleza homenageia cardeal Lorscheider em missa

Arquidiocese de Fortaleza homenageia cardeal Lorscheider em missa

São Paulo (Terça, 22-12-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Fortaleza irá celebrar nesta quarta-feira uma missa especial em memória ao cardeal Dom Aloísio Lorscheider, ex-arcebispo de Fortaleza, cuja morte completa exatos dois anos amanhã. A cerimônia será presidida pelo bispo emérito de Itapipoca, Dom Benedito Albuquerque.

Frade franciscano, Dom Aloísio Lorscheider foi ordenado sacerdote em 22 de agosto de 1948. Nomeado bispo para a diocese de Santo Ângelo pelo então Papa João XXIII, recebeu a ordenação episcopal em Porto Alegre no dia 20 de maio de 1962. Já no ano seguinte, foi eleito para a assembleia do Concílio Vaticano II, onde participou de todos os trabalhos até 1965.

Cardeal Lorscheider, nascido em Estrela, no Rio Grande do Sul, foi arcebispo de Fortaleza entre os anos de 1973 e 1995. Foi também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB, entre os anos de 1971 a 1978. Também foi vice-presidente e presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e também da Cáritas Internacional.

Nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI em abril de 1976, participou dos dois conclaves em 1978, que elegeram João Paulo I e João Paulo II. Foi, inclusive, segundo especialistas, um dos possíveis nomes fortes para o Trono de Pedro.

Faleceu em Porto Alegre, aos 83 anos, no dia 23 de dezembro de 2007, após ter tido sua renúncia ao governo episcopal de Aparecida – arquidiocese para a qual, por ser menor, havia sido transferido de Fortaleza alegando problemas de saúde. Seu lema era “Na Cruz, a salvação e a vida”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas