Gaudium news > Catedral de Maringá recebeu iluminação de seis mil luzes para o Natal

Catedral de Maringá recebeu iluminação de seis mil luzes para o Natal

Maringá (Segunda, 28/12/2009, Gaudium Press) O maior atrativo turístico e obra-símbolo da cidade paranaense de Maringá, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória recebeu seis mil metros de luzes para celebrar o Natal deste ano. O segundo mais alto monumento da América do Sul, com 124 metros de altura, conta com iluminação alternada e luzes piscantes, que permanecerão iluminando o monumento até o dia 6 de janeiro, dia de Reis.

A iluminação da igreja, colocada em forma de anéis, é acesa todos os dias às 20h e atrai muitos visitantes de Maringá, região e de todo o Brasil. A Catedral está iluminada desde o fim de semana que precedeu as festividades natalinas, quando tiveram início as comemorações do Natal na cidade, que conta com o tema “Juntos brilhamos juntos”.

A iniciativa, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Valter Viana, partiu de uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Sociedade Organizada. Já faz cinco anos que esse projeto vem sendo realizado na arquidiocese, e esse ano a estimativa é de que 50 a 100 mil pessoas visitem a catedral iluminada.

Viana salienta que as luzes e os enfeites também ornam os espaços públicos, lojas e residências, sendo uma das opções em lazer para as famílias nos passeios de final de ano.

Para o secretário, além de fazer com que as pessoas tenham algum atrativo a mais nesse tempo do Natal, o projeto tem também como meta destacar a importância do momento que vivemos. “Através das luzes que iluminam e enfeitam a catedral queremos fazer uma associação com o Cristo luz, que veio ao mundo iluminar todos os povos”, ressalta.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
Segundo dados da assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá, a Catedral Basílica da cidade é o 10° monumento em altura do mundo e o segundo da América Latina. Teve inspiração na era dos “spoutiniks” (a palavra “poustinikki” designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus).

Possui a forma de um cone, com um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. No seu interior encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos. Sua capacidade é de 3.500 pessoas.

A Pedra Fundamental, um pedaço de mármore retirado nas escavações da Basílica de São Pedro, em Roma, e bento pelo Papa Pio XII, foi lançada no dia 15 de agosto de 1958, em cerimônia promovida pelo então bispo diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então arcebispo de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D’Elboux.

A construção do monumento teve início em meados de 1959, sendo concluída 14 anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi consagrada no dia 03 de maio de 1981 e, em 21 de janeiro de 1982, recebeu o título de Catedral Basílica Menor.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas