Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre se prepara para celebrar 100 anos de "solidariedade"

Arquidiocese de Porto Alegre se prepara para celebrar 100 anos de "solidariedade"

Porto Alegre (Sábado, 02-01-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Porto Alegre celebra, no ano de 2010, seu centenário de vida. Foi em 7 de maio de 1848 que a então diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, ainda então vinculada à diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi criada. Para se tornar, em 15 de agosto de 1910, arquidiocese de Porto Alegre.

E como ponto forte dessa comemoração a arquidiocese está dando um destaque especial para a ação social de organismos da Igreja Arquidiocesana de Porto Alegre. As atividades têm como objetivo mostrar para a sociedade a abrangência das ações de solidariedade ao longo desses cem anos e reforçar a fidelização e qualificação dos agentes que atuam nessa rede de serviços.

De acordo com o coordenador da Comissão dos Cem Anos de Solidariedade da Arquidiocese de Porto Alegre, diácono Carlos Prietto, a Igreja é responsável por 80 por cento das ações na área social. Mas para se ter conhecimento de todas essas atividades, ele afirma, é preciso fazer uma pesquisa histórica e um completo inventário das ações sociais e identificar seu público beneficiado.

“A Cúria Metropolitana conta com um relatório anual de atividades desenvolvidas pelas 155 paróquias, mas precisamos sistematizar e unificar esses dados. Por isso será criado um banco de dados sobre o impacto da ação social na atualidade e elaborado o perfil histórico da ação social, e esses documentos serão publicados no decorrer do ano celebrativo”, ressalta.

Prietto destaca ainda que o grande legado da Igreja de Jesus Cristo é a caridade. “Atualmente, permanecem estas três: a fé, a esperança, e a caridade. Mas a maior delas é a caridade, diz São Paulo em Coríntios, 13”. Ele observa que hoje em dia temos uma Igreja mais missionária, com a preocupação da promoção humana, de resgate da auto-estima e inclusão social, “sempre à luz do princípio da subsiedariedade”.

As atividades comemorativas prosseguem até agosto de 2010, mas o ponto alto da celebração do centenário se dará entre os dias 02 e 06 de junho na Usina do Gasômetro de Porto Alegre. Será realizada a celebração de Corpus Christi, com missa na Catedral, seguida de procissão para a Usina, finalizando com benção do Santíssimo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas