Gaudium news > No apagar das luzes de 2009, Papa nomeia mais cinco novos bispos para o Brasil

No apagar das luzes de 2009, Papa nomeia mais cinco novos bispos para o Brasil

Cidade do Vaticano (Quarta, 30-12-2009, Gaudium Press) De uma vez, foram indicados hoje, penúltimo dia de 2009, cinco novos bispos para dioceses brasileiras, entre transferências e novos bispos. Os nomes foram divulgados pela Sala de Imprensa da Santa Sé após nomeação do Papa Bento XVI. As dioceses, ou arquidioceses contempladas, são dos estados de São Paulo, Paraná, Pará e Goiânia.

Padre Waldemar Passini Dalbello, da arquidiocese de Brasília, foi nomeado para assumir o governo pastoral de Goiânia (GO). Reitor do seminário interdiocesano da capital goiana. Dom Waldemar é filósofo e teólogo, e também engenheiro eletrônico, formado pela Universidade Federal de Goiás.

Em São Paulo, Dom Pedro Luiz Stringhini, então auxiliar da arquidiocese de São Paulo, foi transferido como titular para a diocese de Franca. Em seu lugar, assume o Padre Edmar Peron, do clero de Maringá (PR). Até agora, Pe. Edmar era reitor do seminário arquidiocesano “Santíssima Trindade” e foi ordenado e encardinado em sua diocese após estudar em Londrina e Roma.

Ainda no estado paulista, Bento XVI designou Dom Vicente Costa, então bispo de outra diocese do Paraná, Umuarama, como novo bispo de Jundiaí. Dom Vicente nasceu em Malta e estudou Teologia em Curitiba e na Universidade Gregoriana, em Roma. Em 1972, foi ordenado em Malta e no ano seguinte, retornou ao Brasil para servir a arquidiocese de Maringá.

A capital paraense também ganhou um novo arcebispo. O Santo Padre nomeou para a arquidiocese metropolitana de Belém Dom Alberto Taveira Correa, que até a indicação era arcebispo de Palmas, no Tocantins. Dom Alberto é mineiro de Belo Horizonte, e após fazer seus estudos na capital mineira, foi ordenado em 1973. Atuou em seu estado até ser nomeado como auxiliar de Brasília, em 1991.

A arquidiocese de Belém estava vacante desde a transferência de Dom Orani Tempesta para o Rio de Janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas