Gaudium news > Bispo de Umuarama aprova estatuto da Fraternidade Coração Chagado de Jesus

Bispo de Umuarama aprova estatuto da Fraternidade Coração Chagado de Jesus

Paraná (Domingo, 03-01-2010, Gaudium Press) A Fraternidade Coração Chagado de Jesus, localizada na diocese de Umuarama, no Paraná, foi reconhecida e teve seu estatuto aprovado pelo bispo diocesano, Dom Vicente Costa. A aprovação ocorreu no dia 28 dezembro passado. Com a aprovação, a fraternidade passa a ser reconhecida juridicamente na diocese paranaense como uma associação de fiéis.

De acordo com a integrante da fraternidade e religiosa consagrada, Irmã Taíze Ramos, esse acontecimento tem um grande significado para a fraternidade, pois somente a partir da aprovação ela passou a existir para a Igreja.

A religiosa explica que a Fraternidade existe há quase 10 anos e desde o início tem a missão de servir a Igreja por meio de seus apostolados específicos. Dentro da fraternidade, afirma ela, existem duas comunidades: Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança.

A religiosa explica que a “Comunidade de Vida” é o estado e o lugar de consagração total, onde as pessoas com o mesmo objetivo são chamadas a viver tendo tudo em comum e a fazer a experiência da partilha material e espiritual. Já a “Comunidade de Aliança”, segundo ela, não é um lugar propriamente dito, mas um “estado de vida” onde as pessoas vivem em seu dia a dia no mundo e, na Igreja, vivem o carisma e a espiritualidade do coração chagado.

“Espiritualmente, continuamos fazendo o mesmo trabalho de sempre, mas agora de uma forma mais motivadora com o estatuto. Passamos a fazer definitivamente parte do Corpo da Igreja”, afirma.

O carisma da fraternidade, observa a irmã, é a “vivência da misericórdia, uma configuração a Cristo através do seu coração chagado e misericordioso”. Ela destaca ainda que essa experiência de vida se dá seguindo o exemplo dos patronos da fraternidade: São Francisco e Santa Clara de Assis, que os animam a buscar a santidade no mundo de hoje e seguir com a missão evangelizadora.

“Trabalhamos na área da evangelização, pregando retiros, ministrando encontros de espiritualidade e formação, trabalhamos com a devoção da Divina Misericórdia na diocese, auxiliamos nos trabalhos pastorais da paróquia a qual pertencemos. E na área social temos um projeto que se chama O Centro da caridade, que atende famílias carentes da região”, salienta.

Sobre 2010, a religiosa assinala que “será um novo ano e um tempo novo” para a fraternidade. “Tempo de plantar, de levar esperança e misericórdia, na alegria de sermos acolhidos no coração da Igreja. A cada passo uma nova história, uma nova etapa, novos desafios, mas sempre confiando na misericórdia e na providência do Pai”, conclui.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas