Gaudium news > Ação Social da Casa da Criança de Porto Alegre celebra 70 anos

Ação Social da Casa da Criança de Porto Alegre celebra 70 anos

Porto Alegre (Terça, 05-01-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Porto Alegre celebra, nesse ano de 2010, seu centenário de vida. E como ponto forte dessa comemoração, dará um destaque especial para a ação social de organismos da Igreja arquidiocesana, celebrando também os seus cem anos de solidariedade.

Entre os trabalhos sociais realizados dentro da arquidiocese de Porto Alegre, destaca-se a Casa da Criança Nossa Senhora Auxiliadora, que há setenta anos realiza um trabalho de carinho e zelo por crianças carentes. “Muitas centenas de crianças fizeram sua história e construíram com todos os seus educadores a memória da instituição”, diz Irmã Tereza Katafesta, da Congregação das Irmãs de São José e diretora da casa desde 2001.

A ideia da Casa da Criança, lembra a religiosa, nasceu no ano de 1926. Um grupo de senhoras fundou a Associação Beneficente de São Francisco de Assis para cuidar e atender crianças carentes, enquanto suas mães trabalhavam para o sustento da família. Em 1928 essa obra foi entregue as Irmãs de São José, e dez anos depois, em 1939, em reconhecimento ao serviço das irmãs, foi aberta uma nova creche, oficialmente inaugurada no dia 17 de julho daquele ano.

No dia 14 de março de 1987, a creche foi transferida de local e passou a se chamar “Casa da Criança Nossa Senhora Auxiliadora, onde funciona até os dias de hoje, recorda a irmã.

A instituição abriga, atualmente, cerca de 70 crianças de quatro meses a seis anos de idade. Além de seus funcionários, a religiosa destaca que a casa conta com a colaboração espontânea de 20 voluntários nas áreas de enfermagem, psicopedagogia, psicologia, nutrição e recreacionismo. Com uma formação diversificada, esses profissionais disponibilizam três horas semanais de serviços gratuitos á instituição, explica irmã Tereza.

A religiosa salienta que a manutenção da creche se dá por parcerias com a rede existente na comunidade com órgãos governamentais e não governamentais. Mas afirma que a ajuda solidária de todos os envolvidos com a casa é o que a mantêm viva até o hoje. “Contamos com o apoio de pessoas que batalham e incentivam as ações sociais em prol dos mais necessitados, especialmente junto às crianças”, diz.

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, afirma que a celebração desses cem anos da arquidiocese é com certeza a celebração de um centenário de solidariedade também. Para ele o grande fundamento da ação social da Igreja e da inserção dos católicos num trabalho como esse, é o amor. “Sentimos a obrigação de estarmos disponíveis para os outros e ajudarmos para que as pessoas possam se desenvolver mais, ter uma vida mais digna”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas