Gaudium news > Acontece, em São Paulo, o 1º Encontro Continental dos Leigos Missionários da Consolata na América

Acontece, em São Paulo, o 1º Encontro Continental dos Leigos Missionários da Consolata na América

São Paulo (Quarta, 06-01-2010, Gaudium Press) Está acontecendo, em São Paulo, desde o dia 3 de janeiro, o 1º Encontro Continental dos Leigos Missionários da Consolata na América. A reunião que se estenderá até amanhã, 7, conta com 60 participantes oriundos de diversos países, como Argentina, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Participam do encontro homens e mulheres que se identificam com o Carisma da Missão Ad Gentes além-fronteiras, legado de José Allamano.

Segundo o assessor dos Leigos Missionários da Consolata no Brasil e um dos organizadores do evento, Padre Jaime Carlos Patias, a reunião foi convocada pelas direções dos missionários da Consolata a pedido do grupo de leigos e leigas missionárias que atuam em conjunto com os dois institutos. Conforme o padre, eles sentiram a necessidade de trocar experiências com outros leigos em âmbito continental.

Ainda de acordo com o religioso, o encontro apresenta três objetivos principais: o primeiro deles é partilhar a caminhada de cada grupo em seu país, ou seja, os trabalhos e as atividades que foram desenvolvidas. O segundo objetivo é encontrar em conjunto caminhos comuns de trabalho. Ele cita como exemplo de frentes que estão sendo trabalhadas ações entre os povos indígenas, trabalhos com a Pastoral Afro (os quilombolas) e ajuda em formar lideranças nas periferias de cidade. O terceiro objetivo, que, segundo o padre, permeia todo o encontro, é o aprofundamento da espiritualidade de cada missionário que participa da reunião. “Queremos aprofundar as características que identificam o leigo missionário da Consolata”, diz.

A programação do encontro inclui também orações inculturadas e noites culturais. “Cada noite, cada país apresenta sua história e sua cultura”, conta.

Amanhã, no dia final do encontro, está prevista uma peregrinação até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Depois, os participantes voltarão ao Centro Missionário José Allamo, local onde acontece a reunião, para o encerramento de suas atividades.

Com relação aos resultados obtidos pelo encontro até o momento, Padre Jaime demonstra-se muito satisfeito. “O sentimento, em geral, é de muito otimismo, alegria e comoção, onde se reúnem as três expressões do carisma da Consolata: os missionários, as missionárias e os leigos”, afirma. O religioso espera também que a reunião dê “mais força, mais dinâmica e mais criatividade à missão”.

Segundo o religioso, os missionários e missionárias da Consolata são dois institutos de vida consagrada distintos, mas que seguem o mesmo carisma de seu fundador, o padre italiano José Allamano, que viveu na Itália no século XIX e se encarregou de espalhar a devoção a Nossa Senhora Consolata em todo mundo. Consolata quer dizer consoladora em português e, segundo as congregações, a missão de seus missionários é anunciar a todos a verdadeira consolação: Jesus Cristo.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas