Gaudium news > Missionários da arquidiocese de Belo Horizonte viajam à região Norte em projeto missionário

Missionários da arquidiocese de Belo Horizonte viajam à região Norte em projeto missionário

Belo Horizonte (Quarta, 06-01-2010, Gaudium Press) Mal o ano começa e os missionários da arquidiocese já se prepararam para entrar em missão: três grupos formados por 14 missionários vão dar continuidade, agora em janeiro, ao Projeto “Teologia Viva”, iniciado pela arquidiocese de Belo Horizonte (MG) em 2008.

Os cursos pretendem abordar os elementos da teologia católica e itens do credo de maneira sintética e em linguagem simples. Além disso, têm como proposta disseminar, cada vez mais, a evangelização na região Norte.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Áurea Marin, que também é mestre em Teologia, o projeto tem sido desenvolvido desde 2006 e nasceu a pedido dos bispos da Amazônia realizado na Campanha da Fraternidade de 2007, que tinha como tema “Fraternidade e Amazônia”.

“A Campanha da Fraternidade nos despertou para esse projeto missionário. Sentimos o pedido dos bispos chegando diretamente a nós”, afirmou.

Por conta da formação bíblico-teológico que os missionários tinham e que não eram aproveitadas em suas paróquias ou comunidades de origem, os missionários revelaram o desejo de partilhar o conhecimento da fé aprendido com irmãos e irmãs.

Logo em seguida o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, aceitou a disponibilidade dos missionários e apoiou a iniciativa do projeto.

O arcebispo designou, assim, o Padre Luiz Eustáquio dos Santos Nogueira, mestre em Teologia, para organizar e coordenar a ideia. Dessa forma, foi estabelecendo parcerias com os institutos de formação para leigos existentes na capital mineira, explica Áurea.

Para a missionária Maria das Graças Ferreira de Araújo, que entrará em missão na diocese de Macapá (AP) e que possui formação em Teologia, um dos objetivos da viagem é promover a comunhão e unidade entre as igrejas irmãs.

“O primeiro passo é promover a comunhão entre as igrejas irmãs. Em relação ao ardor missionário, o esforço será aprender e compartilhar com os outros a vivência cristã, ou seja, é ir de mala vazia e retorna com ela cheia de experiências”, acrescentou a religiosa.

As dioceses em que serão ministradas o curso são: diocese de Tabatinga (AM), diocese de Macapá (AP) e diocese de Humaitá (AM). Os primeiro grupo de missionários parte na próxima sexta, 8, e todos retornam à capital mineira no dia 24 de janeiro. Desde janeiro de 2008, os cursos ministrados por 62 missionários, até agora, já atenderam 1800 participantes de 12 dioceses da região Norte do Brasil.

O roteiro da viagem às dioceses da região Norte, juntamente com as datas de ida e retorno estão disponíveis no site da arquidiocese de Belo Horizonte: www.arquidiocesebh.org.br

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas