Gaudium news > “Apoiamos o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre os povos”, diz CNBB

“Apoiamos o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre os povos”, diz CNBB

Brasília (Quarta, 06-01-2010, Gaudium Press) Para marcar o fim de 2009, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota na qual manifesta seu apoio a todas as iniciativas que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões.

O comunicado é assinado pelo presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente e arcebispo de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira e pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Para a CNBB, no mundo plural de hoje no qual vivemos, a convivência pacífica e cooperação entre os povos “são fundamentais para toda a humanidade”.

Independentemente dos credos religiosos e culturais expressados, “podemos nos sentir irmanados na construção de um mundo de justiça, paz e liberdade para todos”.

“É preciso construir caminhos de diálogo e de cooperação pelo exercício mútuo, da acolhida da diferença e do reconhecimento da liberdade religiosa de cada ser humano”, ressalta o comunicado.

Dessa forma, a CNBB assinala que a paz é possível e que a vida é um “valor sagrado” no qual deve “cooperar para a realização de um dos anseios fundamentais de toda a humanidade: shalom, salam, eirène, pax!”

Segundo o episcopado brasileiro, é necessário também “direcionar” um olhar comum para o humano, para os seus valores e as vicissitudes do seu meio, assim como respeitar a consciência de cada pessoa em sua fé e rejeitar a toda atitude intolerante, autoritária e violenta que transgrida os direitos das pessoas e povos.

Ao final da nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reitera sua disposição para o diálogo com todas as pessoas e grupos que promovem iniciativas a favor da justiça e da paz e que visam à promoção e à defesa da vida do ser humano e do planeta.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas