Gaudium news > Santa Sé abrirá arquivos sobre Papa Pio XII em cinco anos

Santa Sé abrirá arquivos sobre Papa Pio XII em cinco anos

Pio-XII.jpg
Segundo Dom Pagano, existem cerca de 16 milhões de documentos sobre pontificado de Pio XII

Cidade do Vaticano (Segunda, 01-02-2010, Gaudium Press) O Vaticano afirmou na última sexta-feira (29), por meio do prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano, que os registros relacionados ao pontificado do Papa Pio XII (1939-1958) serão disponibilizados para o acesso de estudiosos em até cinco anos. Com informações da Rádio Vaticano.

Em entrevista ao jornal l Messaggero, Dom Pagano disse que os arquivos continuam secretos por “motivos técnicos” e não por “questões políticas”.

A demora, de acordo com o prelado, é porque a Santa Sé trabalha na “preparação, sistematização, inventário e numeração de um complexo muito amplo de documentos”, cerca de 16 milhões, sendo que o Vaticano disponibiliza para esse serviço apenas 55 funcionários.

Segundo o prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, a Santa Sé tem todas as “vantagens” na abertura dos registros de Pio XII, pontificado que foi “crucial” em muitos aspectos, mas dos quais “nada tem a temer”.

“Será necessária uma longa investigação de historiadores sérios”, continuou Dom Pagano, “os quais sabem bem que os documentos para serem verificados são muitos, de diversas fontes, de diferentes tradições e qualidades”, ressaltou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas