Gaudium news > Bento XVI diz que amor é o caminho da perfeição e caridade, símbolo do cristão

Bento XVI diz que amor é o caminho da perfeição e caridade, símbolo do cristão

papa-pomba.jpg
Bento XVI e jovens da Ação Católica Italiana soltam duas pombas como sinal da paz

Cidade do Vaticano (Segunda, 01-02-2010, Gaudium Press) “A caridade é o dom maior que dá valor a todos os outros” e “é o distintivo do cristão”, disse o Papa Bento XVI, antes da recitação da oração mariana do Ângelus, aos fiéis na Praça São Pedro, neste domingo. Durante a tradicional recitação da oração mariana, o Santo Padre recordou ainda as diversas celebrações e efemérides do dia: Dia Mundial dos Doentes de Lepra, o segundo Dia de Intercessão pela Paz na Terra Santa e a “Caravana da paz” dos jovens italianos de Ação Católica.

“Paulo mostra o caminho da perfeição, que não consiste em possuir qualidades excepcionais: falar novas línguas, conhecer todos os mistérios, ter uma fé prodigiosa ou realizar gestos heróicos. Consiste, isso sim, na caridade”, declarou o Santo Padre ao explicar o hino da caridade da Primeira Carta aos Coríntios, lido neste domingo nas igrejas.

Bento XVI também recordou a sua primeira encíclica dedicada ao tema do amor, “Deus caritas est”, dizendo que “o amor que dá bondade e beleza à existência de cada homem, é o estilo de Deus e do homem crente”.

Durante o Ângelus, o Santo Padre confiou sua oração pelos portadores de hanseníase lembrando que, no último domingo do mês de janeiro, se celebra o Dia Mundial dos Doentes de Hanseníase. O Papa fez ainda um apelo pela paz na Terra Santa e reforçou seu pedido a empresários, trabalhadores e governantes em favor dos desempregados, para que “cresça o número de empregos, assegurando assim um trabalho digno e adequado para o sustento das famílias.”

Assim como em anos anteriores, também nesse domingo estiveram presentes adolescentes que participaram da Caravana da Paz. Junto ao Papa, dois deles apareceram na janela do escritório ao seu lado e, com ele, libertaram três pombas simbolizando a paz. Uma curiosidade: a primeira pomba pousou no parapeito da janela e não quis voar e a outra voltou para dentro. Depois, assomaram à liberdade.

“Assim como uma rádio, nós queremos ser um meio para transmitir a todos o Amor que Deus tem por cada um de nós” – disse a adolescente ao Papa ao ler a mensagem de saudação em nome dos jovens que estavam presentes na Praça. A mensagem também trazia a promessa de proteger os lugares e ambientes onde vivem e de muitas orações em favor das crianças do Haiti e da Terra Santa.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas