Gaudium news > Papa diz a bispos britânicos que cardeal Newmanm é exemplo de dedicação sacerdotal

Papa diz a bispos britânicos que cardeal Newmanm é exemplo de dedicação sacerdotal

Cidade do Vaticano (Segunda, 01-02-2010, Gaudium Press) A beatificação do cardeal Newmann e a implementação da Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus” foram temas centrais da visita “Ad Limina Apostolorum” dos bispos da Conferência na Inglaterra e País de Gales ao Papa. A audiência coincide com a visita do Papa à Grã-Bretanha no próximo mês de setembro, quando Bento XVI irá beatificar o cardeal inglês John Newmann.

“Toda a comunidade católica espera ansiosamente para esta tão aguardada visita e o encorajamento que Sua Santidade dará não somente a nós, mas a todos os nossos estimados cidadãos”, garantiu ao Papa o presidente da Conferência Episcopal Britânica, arcebispo Vincent G. Nichols. A beatificação do cardeal Newmann é o “ansiosamente aguardado clímax do propósito da sua visita”.

O tema dos grupos de anglicanos de diferentes partes do mundo que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja Católica foi considerado delicado. “Anos de cooperação intensa e amizade profunda e comunhão” com a comunidade anglicana não foram desmantelados pela Constituição Apostólica ‘Anglicanorum Coetibus'”. “Nós permanecemos prontos para explorar o assunto com os anglicanos na Inglaterra e no País de Gales que querem assumir a sua generosa e paternal resposta aos seus apelos pela plena comunhão”, disse o arcebispo ao Papa.

O arcebispo Nichols agradeceu ainda ao Santo Padre por sua contribuição na defesa da pessoa humana, promovendo o desenvolvimento humano integral.

“Mesmo em meio a pressões de uma era secular, há muitos sinais da fé viva e da devoção entre os católicos da Inglaterra e do País de Gales”, afirmou o Papa aos bispos.

Bento XVI expressou sua preocupação com as mudanças na legislação daquele país que “impõem limitações injustas para a liberdade de comunidades religiosas de agir em conformidade com as suas crenças”. Em janeiro de 2007, o então primeiro-ministro Tony Blair disse que não haveria retorno da descriminalização de leis para agências católicas de adoção que descumprissem dar uma criança em adoção a um casal homossexual. A punição é o fechamento das agências.

“Fidelidade ao Evangelho de forma alguma restringe a liberdade de outros – pelo contrário, atua na sua liberdade por oferecer-lhes a verdade. Continuo a insistir no seu direito de participar do debate nacional através do diálogo respeitoso com outros elementos na sociedade”, comentou o Santo Padre. A voz católica deveria continuar “as perenes tradições britânicas de liberdade de expressão e honesta troca de opinião” e dar “escopo às convicções de tantas pessoas a quem faltam meios para expressá-las”.

Cardeal Newmann foi, lembrou o Papa, “primeiro e antes de qualquer coisa”, e para padres britânicos modernos, “exemplo de dedicação à oração, sensitividade pastoral pelas necessidades do seu rebanho, e paixão pela pregação do Evangelho”. Bento XVI pediu aos bispos que sejam “próximos aos seus padres e reacendam seu sentido pelo enorme privilégio e alegria de estar entre o povo de Deus como “alter Christus””.

A visita de Bento XVI à Grã-Bretanha, que será de Estado, e não apostólica, acontecerá de 17 a 19 de setembro deste ano. O próprio Papa irá beatificar o cardeal John Newmann, abrindo uma exceção nos termos de que o pontífice canoniza e para beatificação um representante é enviado.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas