Gaudium news > “Dizer Dom Bosco é dizer família, amizade, educação”, afirma bispo argentino em mensagem aos fiéis

“Dizer Dom Bosco é dizer família, amizade, educação”, afirma bispo argentino em mensagem aos fiéis

dom_bosco.jpg
São João Bosco, patrono da diocese de Rio Gallego

Santa Cruz (Segunda, 01-02-2010, Gaudium Press) O bispo argentino de Rio Gallego, Dom Juan Carlos Romanín, dirigiu a seus fiéis uma mensagem em homenagem a São João Bosco, cujo dia foi celebrado ontem, 31. Dom Bosco é o patrono da diocese que fica localizada na província de Santa Cruz, na Argentina.

Na mensagem, Dom Juan Carlos afirma que Deus ofereceu a São João Bosco um coração de pai e mestre capaz de uma entrega total para ajudar os jovens mais pobres e abandonados. Segundo o bispo, Dom Bosco viveu no meio dos mais necessitados, compartilhando suas angústias e esperanças e de sua incansável atividade nasceram inumeráveis obras como oratórios, escolas e publicações de livros. “Dizer Dom Bosco é dizer festa, família, amizade, educação, alegria, crianças, pátio, escola piedade e música. Tudo impregnado de espírito evangélico”, diz.

Sobre a contínua ajuda que Dom Bosco dava aos jovens, o prelado continua dizendo: “Ele os ajudou com a razão, a religião e o amor, a se tornarem cidadãos honrados e bons cristãos. Pensou em toda a pessoa do jovem, em seu corpo e em sua alma; no tempo e na eternidade”. Conforme o bispo, o sistema usado pelo santo é um projeto educativo integral, uma espiritualidade e um caminho para a santidade.

O bispo exortou os fiéis a participarem da formação de uma Igreja que quer prioritariamente evangelizar os jovens. “Avancemos no desafio da comunhão e participação, que reconhece os jovens como responsáveis e protagonistas do processo de sua própria evangelização, comprometidos com a Igreja e a sociedade”, afirma.

No fim de sua mensagem, D. Juan Carlos pede a todos que realizem o máximo de esforço para nos apaixonarmos pelo “Deus que sempre está presente, como foi presente em sua vida, com seus jovens, o Patrono São João Bosco”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas