Gaudium news > Vaticano prepara documento sobre leigos e sobre a oração

Vaticano prepara documento sobre leigos e sobre a oração

Cidade do Vaticano (Terça, 02-02-2010, Gaudium Press) “Nós queremos fazer um documento dedicado especialmente a esta figura do irmão leigo, que é uma figura autônoma, uma figura que tem um sentido em si mesma, que tem uma identidade própria”, revela em entrevista para a Rádio Vaticana o Cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O cardeal observa que, desde 1965, o número de irmãos leigos das escolas cristãs tem diminuído muito; de 16.000 a 5.000. “Nós pensamos que uma das razões para essa diminuição seja uma certa falta de atenção por parte da Igreja a esta figura de cristão consagrado que é o irmão leigo: nem o Vaticano II, nem os documentos pós-conciliares têm de fato confirmado a importância desta vocação.”

É “uma vocação que tem uma lógica em si mesma, que tem uma missão particular na Igreja: e a história o comprova fortemente”, observa o Card. Rodé. É por isto que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica decidiu preparar um documento dedicado à figura do irmão leigo, que deve ficar pronto no segundo semestre do ano.

A própria congregação, junto à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, se empenhou a preparar também um documento sobre a oração. “Hoje, em um mundo tão movimentado como o nosso, a oração se torna certamente mais difícil”, confirma o Card. Rodé. O documento deseja responder a “uma certa “ignorância”, a uma certa falta de conhecimento e de formação litúrgica nos jovens religiosos e religiosas”. O documento será “único, composto por duas partes, aquela relativa à oração e aquela relativa à formação litúrgica.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas