Gaudium news > A Vida Consagrada é um “dom precioso para a Igreja e o mundo”, diz Papa

A Vida Consagrada é um “dom precioso para a Igreja e o mundo”, diz Papa

Papa-em-São-Pedro.jpg
Bento XVI durante a Cerimônia das Vésperas pela Festa de Apresentação do Senhor

Cidade do Vaticano (Terça, 02-02-2010, Gaudium Press) “Além das valorizações de funcionalidade, a vida consagrada é importante justamente por ser sinal de gratuidade e de amor”, (…) e os religiosos e as religiosas são como um “presente precioso para a Igreja e para o mundo”. Foi o que disse o Papa Bento XVI na Basílica Vaticana, na tarde desta terça-feira, ao presidir a cerimônia das Vésperas pela Festa de Apresentação do Senhor, tradicionalmente celebrada na Igreja Católica como Dia da Vida Consagrada.

O propósito do Dia é tríplice, como observou o Papa: “antes de tudo, louvar e agradecer ao Senhor pelo dom da vida consagrada; em segundo lugar, promover o conhecimento sobre ela, a estima por parte de todo o Povo de Deus; por fim, convidar todos que dedicaram plenamente a própria vida pela causa do Evangelho para celebrar as maravilhas que o Senhor operou neles”.

O sentido da vida consagrada se realiza na “fé”, as “profissões de fé em Jesus Cristo, o Mediador único e definitivo”. Os religiosos e as religiosas são as testemunhas da misericórdia do Senhor, próximos “para serem ajudados no momento oportuno e na hora da provação”, disse Bento XVI. A vida consagrada é “uma escola privilegiada da “compunção do coração””, da confiança na misericórdia de Deus, no seu amor que nunca abandona”. As comunidades que vivem na clausura desenvolvem o papel de serem vigários de Cristo no mundo.

De forma particular, o Papa endereçou as suas palavras “às pessoas consagradas que sentem o peso do cansaço cotidiano, sem gratificações humanas”, aos religiosos e às religiosas idosos, a todos que se sentem em dificuldade no seu apostolado”, recordando que “ninguém desses é inútil, para que o Senhor os associe ao “trono da graça”.

A Apresentação do Senhor é a festa que lembra a apresentação do pequeno menino Jesus no Templo de Jerusalém. As Vésperas começaram com a exposição do santíssimo sacramento. A cerimônia foi celebrada em latim com a leitura e intercessão em italiano. À celebração, sempre em ocasião da sua festa enviados de forma particular os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

O Dia da Vida Consagrada, que este ano é celebrado pela 14ª vez, foi instituído por João Paulo II em 1997, e o primeiro foi celebrado em 2 de fevereiro do ano seguinte. Na ocasião, João Paulo II, em sua Mensagem pelo Dia, explicou que a intenção “é ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir Cristo de perto mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos que têm de inspirar as suas doações ao Senhor”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas