Gaudium news > Cardeal Bertone abençoa presépio dos “Carabinieri” em Roma

Cardeal Bertone abençoa presépio dos “Carabinieri” em Roma

tarcisio_bertone.jpg
O secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone

Roma (Quarta, 03-02-2010, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, abençoou um presépio artístico ontem (2) na sede dos “Carabinieri” de Porta Cavalleggeri localizado em Roma, perto do Vaticano.

Nas palavras do cardeal, o presépio é um símbolo que representa a “comunhão entre as nossas famílias que, todos os anos, se recolhem em oração diante do presépio e a grande família Militar que vê simbolizados no presépio todos aqueles valores pelos quais seus filhos se empenham todos os dias ao socorrer as pessoas”.

Cardeal Bertone recordou que a representação do presépio “não é uma cena longínqua, mas diz respeito a nossa vida e que cada um de nós é parte ativa daquele presépio vivente, no qual se desenrola a História da Salvação”.

“Os nossos presépios, mesmo que reproduzam todos os anos esquemas e modelos antigos, tornam-se atuais porque nos fazem colher com surpresa sempre nova que, no Menino recém-nascido, Deus está aqui, próximo às alegrias, aos sofrimentos e às esperanças da humanidade e irrompe na nossa vida para nos abrir seus horizontes e para nos envolver no estilo de seu amor que, encarnando-se, faz-se próximo a cada irmão para redimi-lo e salvá-lo”, afirmou o secretário.

O presépio é obra do artista italiano Domenico Bonifacio e é realizado em madeira e cortiça com as formas modeladas com papel machê e musgo. As estatuetas são em cerâmica, vestidas com roupas à moda antiga. A obra representa o estilo da tradição napolitana do século XVIII.

Na ocasião, Cardeal Bertone se referiu ao trágico terremoto no Haiti ao recordar seus coirmãos salesianos “envolvidos neste drama” que conseguiram se salvar, mesmo que tenham se ferido gravemente.

“Não conseguiram se salvar, ao contrário, quinhentas das crianças que os salesianos cuidam na ilha. Para elas se eleva nossa oração. A Igreja oferece sua ajuda na ilha atingida pelo terremoto”, assinalou.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas