Gaudium news > “Igreja Católica prioriza a defesa dos direitos humanos no Haiti”, diz observador da Santa Sé junto à ONU

“Igreja Católica prioriza a defesa dos direitos humanos no Haiti”, diz observador da Santa Sé junto à ONU

caritas-papa.jpg
Dom Pierre-André Dumas agradece Bento XVI ao final da audiência de ontem

Roma (Quinta, 04-02-2010, Gaudium Press) O observador permanente da Santa Sé junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Dom Silvano Maria Tomasi, expressou suas condolências às vítimas e família atingidas pelo terremoto no Haiti no dia 12 de janeiro. O pronunciamento foi feito durante a 13° Sessão Especial do Conselho de Direitos Humanos, realizada na semana passada, com o objetivo de discutir o processo de recuperação no país caribenho.

No pronunciamento, Dom Tomasi reiterou que a Igreja Católica continua a trabalhar para reconstruir aquele país priorizando a defesa dos direitos humanos da população.

O observador do Vaticano recordou a situação difícil que o país se encontra e também a destruição sofrida pela Igreja com a perda de diversos membros, entre eles, o arcebispo de Porto Príncipe, capital haitiana, Dom Serge Miot.

“A emergência atual depois dessa tragédia demonstra claramente a necessidade e o valor do respeito pelos direitos humanos. No caso do Haiti, o direito à vida, ao alimento, à água, à saúde, ao desenvolvimento, à adequada expectativa de vida, ao direito a um trabalho decente, entre outros, já ausentes há tempos”, assinalou.

Para Dom Tomasi, a recente tragédia constitui um “apelo” à solidariedade da comunidade internacional para responder “imediatamente” a essas solicitações da população haitiana podendo recolocar, dessa forma, “os direitos humanos na base de um plano de reconstrução”.

O prelado ressaltou também o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cáritas Internacional e pela Catholic Relief Services. No entanto, essa ajuda ao Haiti deve, antes de tudo, “oferecer” aos haitianos a capacidade de “reconstruir” as suas infra-estruturas para que assumam a sua responsabilidade política e social.

Ao final, o observador do Vaticano junto a ONU assinalou o papel de colaboração ativa da Igreja na sociedade haitiana ao promover os direitos humanos básicos com o objetivo de que eles possam ter uma “vida de liberdade e dignidade”.

Audiência de ontem

O diretor da Cáritas Haiti, Dom Pierre-André Dumas se encontrou ontem (3) com o Papa Bento XVI ao final da audiência geral.

Na ocasião, Dom Dumas agradeu ao Santo Padre o “apoio imediato da oração e da caridade” oferecido pela Igreja Católica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas