Gaudium news > Bispos escoceses expressam sua alegria pela visita do Papa à Grã-Bretanha

Bispos escoceses expressam sua alegria pela visita do Papa à Grã-Bretanha

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-02-2010, Gaudium Press) “Sua Santidade revelou que visita a Grã-Bretanha no outono, e estamos animados por essa visita incluir também a Escócia”, disse em discurso o Cardeal Keith Patrick O’Brien, presidente da Conferência Episcopal da Escócia, da qual alguns bispos em visita Ad Limina Apostolorum foram recebidos hoje pelo Santo Padre.

Os bispos escoceses se reuniram com o Papa logo após os ingleses. A atual Ad Limina dos prelados ingleses e escoceses acontece, por coincidência, no mesmo ano em que o Santo Padre fará uma viagem à Grã-Bretanha – a visita Ad Limina deve ser realizada a cada cinco anos.

“Esperamos que sua visita à Escócia mais tarde neste ano traga-nos renovado encorajamento, vigor e alegria, enquanto procuramos servir Cristo nas circunstâncias deste dia”, expressou o cardeal O’ Brien.

Outro tópico abordado no discurso do presidente do episcopado escocês foi o diálogo ecumênico, especialmente com os anglicanos, à luz da Constituição Apostólica “Anglicanorum coetibus”. Segundo o cardeal, esta pode ser vista como uma “desafiadora época para a jornada da Unidade Cristã”.

O Ano Sacerdotal, vocação dos leigos e sua missão na Igreja Católica, secularismo e o papel da Igreja na sociedade moderna foram os principais assuntos abordados pelo Papa. A crescente onda de secularismo é um desafio para a Igreja em tomar e defender seu Magistério e “viver livremente na sociedade de acordo com suas crenças”, disse Bento XVI, que citou como exemplos “seculares” a eutanásia e embriologia.

Para o pontífice, admitir a eutanásia “entra em atrito com o cerne da compreensão cristã da dignidade da vida humana”.

“Muito frequentemente a doutrina da Igreja é percebida com uma série de proibições e posições retrógadas”, reclamou Bento XVI, antes de dizer que a Igreja oferece ao mundo “positiva e inspiradora visão da vida humana, a beleza do casamento e a alegria da família”, além da “mais criativa e altruísta realização possível do bem e da felicidade na vida”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas