Gaudium news > Conferência Episcopal dos Estados Unidos lança estudo sobre ministério hispânico

Conferência Episcopal dos Estados Unidos lança estudo sobre ministério hispânico

frdeck.jpg
Padre Deck apresentou o estudo no dia 04 de fevereiro

Washington (Terça, 09-02-2010, Gaudium Press) O diretor-executivo do Secretariado de Diversidade Cultural na Igreja da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, o padre jesuíta Allan Figueroa Deck, apresentou na última quinta-feira, 04, os resultados do estudo “Iniciativas de Organização do Ministério Católico Hispânico Nacional e Regional: Uma Avaliação”.

O estudo, que aborda a situação das organizações e iniciativas católicas a serviço do ministério hispânico, foi elaborado pelo Instituto de Investigação do Comportamento e Estudos Católicos da Universidade Católica da América, em Washington, e baseou-se em uma enquete e uma análise das estruturas, serviços, atividades e desafios de 20 organizações católicas hispânicas regionais e nacionais dos Estados Unidos.

Entre as principais conclusões tiradas pelo estudo está a constatação de que há uma escassez de fundos com que operam a maioria das organizações e, também, a limitada capacidade interna em termos de planejamento, pessoal e geração de recursos econômicos. Outras áreas de preocupação levantadas são as corriqueiras trocas de liderança e a alta dependência dos voluntários, que acarretam a falta de continuidade.

A escassez de programas dedicados à pastoral juvenil e de iniciativas para unir um grande número de católicos que não estão formalmente filiados a nenhuma paróquia são outros pontos falhos observados pela pesquisa.

Segundo o professor do Centro Cushwa para Estudo do Catolicismo Americano, da Universidade de Notre Dame, e membro do grupo assessor do estudo, Tim Matovina, este trabalho confirma o que por algum tempo têm expressado os diversos líderes do ministério hispânico. “O principal desafio para muitas das organizações regionais e nacionais dedicadas ao ministério hispânico é que sua missão se vê menosprezada por uma séria falta de recursos financeiros e, consequentemente, de pessoal”, explica.

Conforme o professor da Universidade de Notre Dame, uma das metas estratégicas imprescindíveis para assegurar a vitalidade da fé católica dos latinos passa pelo fortalecimento das estruturas que sustentam o ministério hispânico.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas