Gaudium news > Bento XVI destaca "necessidade de permanecer em Cristo" em visita a seminaristas em Roma

Bento XVI destaca "necessidade de permanecer em Cristo" em visita a seminaristas em Roma

2010-02-16.JPG
Bento XVI em seu discurso a seminaristas ontem

Roma (Sábado, 13-02-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI cumpriu ontem uma tradição: visitou, à noite, o Seminário Romano Maior na ocasião da Festa de Nossa Senhora da Confiança (Madonna della Fiducia), Padroeira da instituição. A visita do Santo Padre teve como objetivo demonstrar o “afeto e a proximidade” dos pontífices ao Seminário. Na chegada ao instituto, Bento XVI foi recebido pelo cardeal vicário Agostino Vallini e pelo reitor do Seminário, Dom Giovanni Tani.

Durante o encontro, reunido com 190 seminaristas de instituições romanas, Bento XVI conduziu uma “lectio divina” trazendo uma reflexão sobre o capítulo 15 do Evangelho de São João. O Santo Padre destacou, em sua reflexão, a necessidade de “permanecer em Cristo” e de “observar seus preceitos”.

Ao recordar o Ano Sacerdotal, Bento XVI indicou esta passagem do Evangelho como “chave” para uma compreensão mais profunda sobre a vocação do presbítero para estar na “vinha do Senhor” e “ser servo de seu mistério”.

“Permanecer no Senhor: fundamental como primeiro tema desta passagem bíblica. Mas permanecer onde? No amor, no amor de Cristo, no ser amado e no amar o Senhor”, ressaltou o pontífice.

Ainda em sua “lectio divina”, o Papa observa que o “cristianismo não é um moralismo” e que “não somos nós que temos que fazer o que Deus espera do mundo, mas temos que, sobretudo, entrar no mistério do ser”.

“Deus se dá, Ele mesmo, em seu ser, e seu amar precede o nosso agir e inseridos em seu corpo, permanecendo nele, podemos também nós agir com Cristo”, assinalou.

Ao final do discurso, Bento XVI ressaltou seu agradecimento a Deus “pela grandeza de seu amor” e pediu que “Ele nos ajude a crescer em seu amor e a permanecer de verdade nele.”

Após a benção aos presentes, o Papa participou de um jantar preparado para a ocasião nas dependências do Seminário e, após isso, retornou à sua residência no Vaticano. Além dos estudantes do Seminário Romano Maior e Menor também participaram do evento os alunos de outras instituições romanas como o Colégio Capranica, o Colégio Diocesano “Redemptoris Mater” e o Seminário da “Madonna del Divino Amore”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas