Gaudium news > Pastoral vocacional e formação permanente são fundamentais para a educação do sacerdote

Pastoral vocacional e formação permanente são fundamentais para a educação do sacerdote

Bogotá (Sábado, 13-02-2010, Gaudium Press) Em entrevista à Gaudium Press, o arcebispo de Popayán e vice-presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Iván Antonio Marín López, expressou quais foram os eixos temáticos em torno do Ano Sacerdotal debatidos durante a 88º Assembleia Plenária do episcopado colombiano que teve início no dia 8 e terminou ontem (12) em Bogotá, capital do país.

De acordo com o prelado, esses eixos temas são, em primeiro lugar, a vocação dos jovens cuja seleção é realizada com vistas ao sacerdócio. Segundo, a formação dessas vocações, os seminários como o coração da diocese e sua tarefa na formação dos futuros sacerdotes em seu ordenamento humano, espiritual, acadêmico e pastoral. O terceiro eixo é o acompanhamento do sacerdote em sua ordenação e em sua formação permanente, assim como nos ordenamentos anteriores mencionados.

Dom Iván López manifestou que neste trabalho estão sendo assessorados por um delegado da Sagrada Congregação para o Clero e a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé.

Indagado sobre a repercussão na assembleia do último documento do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que convida os sacerdotes a usar as novas tecnologias de informação à comunicação na evangelização do apostolado, o vice-presidente da CEC disse que se estão desenhando mecanismos de busca à formação do presbítero no sentido de prepará-lo para o uso das novas tecnologias.

Com a presença de 90 arcebispos e bispos que representam as 76 jurisdições eclesiásticas colombianas, a 88º Assembleia Plenária da Colômbia teve como principais temas as próximas eleições presidenciais, o estado de emergência social no país, o bicentenário de Independência da Colômbia, a reestruturação interna da CEC e o Ano Sacerdotal, entre outros.

O encontro foi dirigido pelo presidente da CEC e arcebispo de Barranquilla, Dom Rubén Salazar Gómez, pelo vice-presidente e arcebispo de Popayán, Dom Iván Marín e pelo secretário geral, Dom Juan Vicente Córdoba Villota.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas