Gaudium news > Na audiência geral, Papa diz que a conversão se realiza todos os dias não obstante a rotina e os problemas cotidianos

Na audiência geral, Papa diz que a conversão se realiza todos os dias não obstante a rotina e os problemas cotidianos

000.jpg
Bento XVI durante audiência geral com bispos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-02-2010, Gaudium Press) “Recebendo as cinzas sobre a cabeça, renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus, de nos deixarmos transformar pelo seu mistério pascal e fazer e bem, para morrer para o nosso “homem velho” ligado ao pecado e fazer nascer o “homem novo” transformado pela graça de Deus”. Assim iniciou o Santo Padre a síntese em português de sua audiência geral de hoje.

Hoje a Igreja Católica começa o tempo da Quaresma, período que prepara para a celebração da Páscoa, sua mais importante festa. À tarde o Papa irá à Basílica de Santa Sabina para celebrar a missa das Cinzas, que será precedida pela procissão penitencial da Igreja de Santo Anselmo no Aventino em Roma.

A catequese da tradicional audiência geral da quarta-feira, que coincide hoje com a Quarta-feira de Cinzas, foi dedicada ao tema da Quaresma e da conversão. O “caminho quaresmal” é um “itinerário espiritual” de 40 dias que prepara para a festa da Páscoa, que este ano será celebrada no dia 4 de abril.

O Papa, em suas reflexões, se concentrou nas duas fórmulas do momento da imposição das cinzas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” e “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de tornar”. A primeira, segundo o pontífice, é o apelo à conversão que “revela e denuncia a fácil superficialidade que caracteriza muito frequentemente o nosso viver”, e que “não é uma simples decisão moral”, mas “uma escolha de fé”.

“Converter-se siginifica mudar a direção no caminho da vida” – explica o Papa – “é ir contra a corrente, onde a corrente é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que muitas vezes nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou mesmo prisioneiros da mediocridade moral”.

Esta fórmula, “Convertei-vos e crede no Evangelho”, diz que “todo dia é um momento favorável e de graça”, apesar das dificuldades, da rotina, do cansaço da vida cotidiana. Mesmo quando “somos tentados a abandonar o caminho que segue Cristo e nos fecharmos em nós mesmos, no nosso egoísmo”, afirma Bento XVI.

O Papa dedicou parte da catequese também à questão da mortalidade do homem, explicitada em “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de tornar”. De acordo com o Santo Padre, a palavra de Deus remete à fragilidade do homem, mas também à importância que este também para o Criador e à humanização do sacrifício divino.

“O homem é pó e ao pó retornará, mas é pó precioso aos olhos de Deus, porque Deus criou o homem destinando-o à imortalidade” e também porque “o Senhor Jesus livremente quis compartilhar com todos os homens o destino da fragilidade”, com a sua morte e a sua ressurreição.

Durante as saudações dirigidas em 10 línguas, em português Bento XVI desejou: “Que este nosso encontro suscite em vós e em todos peregrinos presentes de língua portuguesa, com suas famílias e comunidades cristãs, uma renovada vitalidade espiritual na fiel e generosa adesão a Cristo e à Igreja. Olhai o futuro com esperança e não vos canseis de trabalhar na vinha do Senhor. Uma santa Quaresma para todos!”

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas