Gaudium news > Reunião do Papa com bispos irlandeses abre processo de reconciliação da Igreja Católica na Irlanda

Reunião do Papa com bispos irlandeses abre processo de reconciliação da Igreja Católica na Irlanda

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-02-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI pediu aos bispos irlandeses que se unam e “falem em uníssono a fim de identificar os passos concretos em direção ao pleno restabelecimento” daqueles que sofreram. Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, afirmou ontem, em uma coletiva de imprensa sobre o segundo encontro do Papa com o episcopado irlandês a respeito dos problemas locais, que o pontífice expressa pesar pelo que aconteceu na Igreja na Irlanda e que a atmosfera é séria, mas muito positiva.

Nesta quarta-feira, foi concluída a última reunião do Papa com os bispos irlandeses e integrantes da cúria romana sobre a situação envolvendo a Igreja Católica. Este é a segunda rodada de encontros do Papa com o episcopado irlandês para discutir o que o comunicado vaticano oficial denomina “como uma quebra de confiança na liderança da Igreja”, “traição, escândalo e vergonha”.

No documento escrito pelo Papa ao final das reuniões, e apresentado ontem por Pe. Lombardi, Bento XVI diz que os bispos irlandeses têm de “enfrentar os problemas do passado com determinação e enfrentar a presente crise com honestidade e coragem”. O Papa salientou ainda “a necessidade de uma mais profunda reflexão teológica sobre a questão como um todo”, o que requere “uma preparação humana, espiritual, acadêmica e pastoral tanto para candidatos para o sacerdócio e para a vida religiosa quanto para aqueles já ordenados”.

Durante os dois dias de encontro, todos os bispos tiveram a oportunidade de apresentarem suas próprias observações e sugestões. Ontem, eles leram o esboço da carta do Papa para os Católicos da Irlanda. A Carta será publicada em meados de março, provavelmente após a próxima reunião dos bispos irlandeses, informou Padre Lombardi.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas