Gaudium news > Professor salesiano conduzirá exercícios espirituais da Cúria Romana e do Papa

Professor salesiano conduzirá exercícios espirituais da Cúria Romana e do Papa

dal_covolo.jpg
Padre salesiano conduzirá os execícios espirituais que, este ano, terão foco na vida sacerdotal

Cidade do Vaticano (quinta-feira, 18-02-2010, Gaudium Press) O professor salesiano, Padre Enrico Dal Cavolo, foi o escolhido para conduziur os exercícios espirituais da Cúria Romana e do Papa Bento XVI que serão realizados a partir do próximo domingo, 21. Nos anos anteriores, os exercícios estavam sendo guiados por cardeais, mas, neste ano, por ocasião do Ano Sacerdotal, houve a preferência por uma padre simples.

Com o tema “Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal” , os exercícios espirituais, que serão realizados até 28 de fevereiro, acontecerão na capela “Redemptoris Mater” no Vaticano, famosa pelos mosaicos de Padre Marco Rupnik.

Durante esse período estarão suspensas todas as atividades do Santo Padre: audiências privadas e especiais e também a audiência geral de quarta-feira, 24.A última audiência privada de Bento XVI acontecerá no sábado, com o Primeiro Ministro do Líbano, Sa’ad al-Din al-Hariri. O Angelus do dia 21 de fevereiro e do dia 28 de fevereiro ocorrerão normalmente, logo após a realização dos exercícios espirituais.

Conforme a Sala de Imprensa da Santa Sé, estão previstas para a semana de exercícios espitituais, dezessete meditações ao todo, três por dia, contendo cinco medalhões sacerdotais. O programa, publicado, hoje, pelo Osservatore Romano será o seguinte:

No domingo, 21, os exercícios comecarão à tarde e terão como tema central “Dai-me, Senhor um coração aberto” (cfr. 1 Re, 3, 9).

Na segunda, 22, será realizada a festa da Cátedra de São Pedro, o dia será dedicado à oração pelas vocações sacerdotais, e terá três meditações: a lectio divina, escutando os padres da Igreja; o primeiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado de Deus (cfr. 1 Re, 19, 1-21); e o primeiro “medalhão sacerdotal” que versará sobre alguns padres, até Santo Agostinho.

Na terça, 23, acontecerá a memória litúrgica de São Policarpo, dia de oração pelos missionários. Neste dia, as três meditações serão: o segundo ato das histórias bíblicas de vocação: a resposta do homem (cfr. Mateus, 7, 24 27); o terceiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado e a resposta à missão (cfr. Mateus, 18); e o segundo “medalhão sacerdotal”: o santo cura d’Ars.

Na quarta, 24, será o dia de penitência, no qual se refletirá sobre o quarto ato das histórias bíblicas de vocação: a tentação, a dúvida e as resistências fazem parte de nossa história (cfr. Marcos, 1-8). Outra meditação terá como tema: sempre pecadores e sempre perdoados (cfr. Lucas, 7, 36-50 e Gálatas, 5, 1.13 – 25). Neste dia acontecerá o terceiro “medalhão sacerdotal” sobre o diário de um padre rural, de Georges Bernanos.

No dia seguinte se dará a jornada cristológica, cujos temas serão: história das vocações dos primeiros discípulos (cfr. João, 1, 35-51) e o quarto “medalhão sacerdotal”: o venerável servo de Deus Giuseppe Quadrio, s.d.b. (1921-1963).

Sexta, 26, é o dia da jornada mariana. As meditações se concentrarão nos temas: o Magnificat de Maria (cfr. Lucas, 1, 46-55); o quinto ato das histórias bíblicas de vocação: a aprovação de Deus. O relato da Anunciação (cfr. Lucas, 1, 26-38); e o quinto “medalhão sacerdotal”: o venerável servo de Deus João Paulo II.

No último dia de exercícios espirituais, sábado, 27, haverá uma meditação dedicada aos primeiros “diáconos” (cfr. Atos, 6, 1-6).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas