Gaudium news > Bispo ugandense relata dificuldades na formação do clero no país

Bispo ugandense relata dificuldades na formação do clero no país

Roma (Quinta-feira, 18-02-2010, Gaudium Press) Formar bem, e melhor, sacerdotes e religiosos. Essa é a preocupação primeira de Dom Jonh Baptist Kaggwa, bispo de Masaka, na Uganda. O prelado é responsável pela formação de religiosos no país africano, e está em Roma para participar justamente de um curso de formação para presbíteros, promovido pelo Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM).

Em entrevista à Rádio Vaticana, Dom John disse se deparar com dificuldades para formar e preparar o clero ugandense, e que “sua primeira preocupação é oferecer à Igreja ugandense, sacerdotes e religiosos inspirados e bem formados”. “Temos a responsabilidade de discernir a fim de que os novos sacerdotes sejam realmente pessoas dedicadas ao serviço da Igreja e dos fiéis”.

Entre as dificuldades na formação, o religioso relaciona também aquelas de cunho econômico pelas quais passa a Igreja local, a qual, para dar continuidade aos seus trabalhos pastorais, vem contando com auxílio financeiro da Congregação para a Evangelização dos Povos – Dom Masaka agradeceu o dicastério pela ajuda.

Sobre o trabalho da Igreja na país, afirma: “A Igreja Católica tem um futuro de convivência, de diálogo e trabalho comum”. “Devemos melhorar a nossa convivência, buscando cada vez mais dialogar sobre temas que nos separam, considerando sempre a orientação da Igreja Católica”, concluiu o bispo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas