Gaudium news > “O Apóstolo Pedro tem nos Papas seus legítimos sucessores”, lembra o arcebispo do Rio de Janeiro

“O Apóstolo Pedro tem nos Papas seus legítimos sucessores”, lembra o arcebispo do Rio de Janeiro

Dom Orani.jpg
Segundo Dom Orani, Cátedra de Pedro é o símbolo magisterial recebido pelo apóstolo do próprio Cristo

Rio de Janeiro (Sábado, 20-02-2010, Gaudium Press) O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, publicou ontem, 19, o primeiro artigo após o início da Quaresma. Em seu texto, divulgado pela arquidiocese, o prelado trata da Festa da Cátedra de São Pedro, comemorada na próxima segunda, 22, e que faz parte das celebrações realizadas no tempo que se inicia com a quarta-feira de Cinzas e termina com a Páscoa.

No início de seu artigo, Dom Orani se pergunta: “Qual o sentido de celebrar tal festa?”. De acordo com o arcebispo, a festividade mostra que a Igreja, tal como idealizou Jesus, é uma comunhão ordenada, com Pedro à frente. O arcebispo reforça a importância do Apóstolo de Cristo, que foi a quem Jesus confiou, particularmente, as chaves do Reino dos Céus (cf. Mat 16) e sobre quem Jesus prometeu fundar a Sua igreja.

Para destacar ainda mais a figura emblemática de Pedro, o prelado se vale da história dos primeiros tempos da Igreja e recorda as palavras do arcebispo de Constantinopla, São João Crisóstomo sobre o texto de Jo 21, 15-17, no qual recorda que Cristo, ciente da liderança de Pedro sobre os demais apóstolos, apagou a negação que este havia feito e disse “Se me amas, preside a seus irmãos e dá testemunho agora do amor que sempre demonstraste, sacrificando por minhas ovelhas a vida que disseste que darias por mim'” (In Joannem, hom. 87).

Sobre a Cátedra de Pedro, Dom Orani afirma que ela é o símbolo magisterial recebido pelo apóstolo do próprio Cristo. “Os ensinamentos de Pedro procuram atualizar os ensinamentos de Jesus. A missão de Pedro é a de fazer com que o mistério do Filho de Deus, – Caminho, Verdade e Vida -, seja conhecido e amado pelos homens”, diz. Dessa forma, segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, aquele que comunga com o magistério autorizado de Pedro, comunga com a doutrina de Cristo.

O prelado destaca também a importância dos Papas como legítimos sucessores do Apóstolo Pedro. De acordo com o arcebispo, Roma foi honrada pela presença e pelo martírio de São Pedro, que assim a consagrou como Sede Apostólica. “Nos honramos a Sede de Pedro com o carinhoso e respeitoso título de Santa Sé”, explica.

Dom Orani pondera que o Papa está à frente da Igreja na Terra mas quem a sustenta sempre é Deus. Conforme o arcebispo, mesmo sendo humanos aqueles que ocuparam a Cátedra de São Pedro ao longo da história, e por isso sujeitos às fragilidades inerentes à natureza humana, “nada de contrário ao sentido verdadeiro da Palavra de Deus foi oficialmente ensinado por um Papa”, afirma.

O atual Papa Bento XVI não deixou de ser citado por Dom Orani em seu artigo. Conforme o prelado, entre outras coisas, o pontífice destaca-se “pela coragem que tem de propor aos homens de nosso tempo a autêntica mensagem de Jesus, sem atenuações e diminuições”. Segundo Dom Orani, apesar de o mundo atual afastar-se de Deus e Cristo por diversos motivos, Bento XVI não se intimida e “propõe, com frescor sempre renovado, os valores do Evangelho”.

Por fim, o arcebispo do Rio pede a todos que na festa da Cátedra de São Pedro façam uma prece de louvor e agradecimento a Deus e, neste Ano Sacerdotal, rezem pelos sacerdotes e, de modo especial, pelo Papa Bento XVI, “que hoje é Pedro para nós!”

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas