Gaudium news > No primeiro Ângelus da Quaresma, Papa recomenda que fiéis dediquem período à renovação

No primeiro Ângelus da Quaresma, Papa recomenda que fiéis dediquem período à renovação

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-02-2010, Gaudium Press) O primeiro Ângelus do período da Quaresma, celebrado ontem, o Papa escolheu para discorrer, às centenas de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, sobre a necessidade da renovação espiritual e do combate às tentações mundanas.

Na sua tradicional alocução que precede a recitação mariana, Bento XVI perguntou o que significa entrar no caminho quaresmal, para, logo em seguida, responder ele mesmo. “Encontramos a resposta no Evangelho deste domingo, que nos diz que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo no deserto e lá foi tentado durante quarenta dias pelo diabo”.

Angelus 22_02.jpg
Arauto do Evangelho reza durante a cerimônia

Assim, ao citar a passagem de Lucas, o Santo Padre disse aos fiéis que é preciso combater as tentações do dia-a-dia que são colocadas diante de cada um, elencando o poder, a sede por bens materiais e a ambição como as principais delas. O Papa explicou que as tentações são consequências da escolha de Jesus de seguir a missão que o Pai lhe confiou, de viver profundamente a sua realidade de Filho amado que confia totalmente no Pai.

“Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do fascínio ambíguo de projetar a nossa vida sem Deus. Ele o fez lutando em primeira pessoa contra o Maligno, até a Cruz. Este exemplo vale também para nós: podemos melhorar o mundo começando por nós mesmos, mudando com a graça de Deus, aquilo que está errado em nossa vida”, continuou Bento XVI, sublinhando que o homem conhece em sua profundidade as tentações “do poder, da ambição e do hedonismo, e deve derrotá-las por meio da obediência a Deus”.

Sobre a Quaresma, Bento XVI afirmou aos fiéis que este é um período que deve ser dedicado também para a conversão e renovação – “A Quaresma é como um longo retiro, durante o qual voltar para si mesmo e ouvir a voz de Deus” – e que a oração é o melhor caminho em favor “da graça de uma verdadeira renovação a fim de que possamos viver segundo a Sua vontade e em Seu amor”.

Neste domingo, o Papa também deu início aos Exercícios Espirituais para a Cúria Romana, que irão até o próximo sábado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas