Gaudium news > Bento XVI dá início aos exercícios espirituais da Quaresma

Bento XVI dá início aos exercícios espirituais da Quaresma

Federico Lombardi.jpg
Segundo Padre Lombardi, basta ver o Papa para saber o que significa a Quaresma e como vivê-la

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-02-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI iniciou ontem uma semana de exercícios espirituais pela Quaresma com a cúria romana. Até o dia 27, o Papa fica reunido com seus colaboradores mais próximos para uma jornada de orações e reflexões. Com os exercícios, o Santo Padre começa o período da Quaresma, tempo litúrgico de conversão, em que os fiéis são convidados à penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

Serão 17 meditações, a cargo do padre salesiano Enrico dal Covolo, que têm como tema “Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal”. Diariamente pela manhã, o Papa Bento XVI e a cúria rezam as laudes e meditam. Em seguida, celebra-se a hora terceira da Liturgia das Horas, seguida de outra meditação. À tarde, todos se reúnem novamente para uma meditação e, depois, celebram as Vésperas, a adoração e a bênção eucarística.

Sobre este retiro espiritual praticado pelo Papa, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, afirmou, em seu editorial “Octava Dies”: “Na sociedade secularizada, muitos não sabem muito bem o que significa a Quaresma e como vivê-la. Se quisermos uma resposta clara e concreta, basta ver o que Bento XVI faz”.

Segundo a Rádio Vaticana, Padre Lombardi recordou os últimos compromissos do pontífice, que, conforme o porta-voz, foram todos referentes ao espírito Quaresmal. No dia 14 de fevereiro, por exemplo, o Santo Padre visitou o albergue da Caritas na estação ferroviária romana Termini, quando o pontífice encontrou os pobres e confraternizou com eles.

Padre Lombardi lembrou também do encontro do Papa com os bispos irlandeses nos dias 15 e 16 de fevereiro e de o Papa Bento XVI celebrou a liturgia penitencial, nos
dias 17 e 18 de fevereiro.

Durante a semana dos exercícios espirituais, todas as audiências, incluindo a audiência geral de quarta-feira, 24 de fevereiro, estão suspensas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas