Gaudium news > São Boaventura é exemplo da busca de Cristo para os fiéis modernos, afirma Bento XVI

São Boaventura é exemplo da busca de Cristo para os fiéis modernos, afirma Bento XVI

 Papa-na-audiencia-2.jpg
 Segundo o Papa, São Boaventura foi homem de ação e contemplação

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-03-2010, Gaudium Press) “A Igreja se faz mais luminosa e bela com a fidelidade à vocação daqueles seus filhos e filhas que testemunham, com o seu estilo de vida pobre, casto e obediente, que o Evangelho é fonte de alegria e perfeição”. A clara mensagem de lealdade ao Evangelho foi dada pelo Papa Bento XVI, em sua alocução na audiência geral desta quarta-feira.

Hoje, o Santo Padre dedicou a catequese sobre santos e teólogos medievais da Igreja, ministrada tradicionalmente durante as audiências semanas das quartas, a São Boaventura, teólogo do século XIII.

São Boaventura influenciou a formação teológica do atual pontífice, que escreveu sobre a teologia do santo em sua tese de habilitação “A teologia da história de São Boaventura”. No dia 6 de setembro do ano passado, o Papa fez inclusive uma visita apostólica a Bagnoreggio, Itália, cidade natal do santo.

Segundo Bento XVI, São Boaventura foi um “homem de ação e de contemplação, de profunda piedade e de prudência no governo”. Frade franciscano menor, foi professor de teologia na Universidade de Paris. Graças a ele, a Ordem dos Frades Menores se enriqueceu com mais de 30 mil vocações difundidas na Europa Ocidental, na África do Norte e também no Oriente Médio e até na China.

Em sua formação, São Boaventura sublinhava a necessidade de seguir o autêntico carisma do fundador Francisco, não apenas as disposições legislativas. Por isso o santo escreveu uma biografia, a “Lenda Maior” sobre São Francisco, que mostra São Francisco como um “‘alter Christus’, um homem que buscou apaixonadamente Cristo”. O Santo Padre indica isto como exemplo também para as pessoas de hoje, sobre como dedicar a vida a Cristo e a obter vida eterna.

A “Igreja se torna ainda mais bela e luminosa com a fidelidade à vocação de seus filhos e filhas que, além de praticar os preceitos evangélicos, são chamados – por graça de Deus – a observar seus conselhos, testemunhando, com um estilo de vida pobre, casto e obediente, que o Evangelho é fonte de alegria e de perfeição”.

Durante as habituais saudações em diversas línguas, o Santo Padre cumprimentou brevemente os peregrinos de língua portuguesa:

“Acolho cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa que vieram a Roma encontrar o Sucessor de Pedro: que a perseverança na prática das boas obras vos possa conduzir sempre mais à união com Jesus Cristo. Desça a Sua Bênção sobre cada um de vós e vossas familias”. O Papa saudou também os peregrinos em francês, inglês, alemão, espanhol, polonês, húngaro, croata, tcheco, eslovaco e italiano.

As audiências gerais estão acontecendo na Sala Paulo VI, no Vaticano, devido ao tempo frio. Hoje, estiveram presentes no local 6.000 pessoas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas