Gaudium news > Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano confirma abertura de documentos sobre Pio XII

Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano confirma abertura de documentos sobre Pio XII

Dom-Sergio-pagano.jpg
Segundo Dom Pagano, arquivos não trarão supresas

Las Palmas (Quarta-feira, 03-03-2010, Gaudium Press) Segundo informações da Rádio Vaticana, na última segunda-feira, 01, o prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano, confirmou que em um período de cinco anos, os arquivos do pontificado de Pio XII estarão abertos para pesquisa.

Para que os documentos do pontificado sejam liberados ainda é necessária, segundo Dom Pagano, uma série de procedimentos técnicos e científicos, e, obviamente, a decisão do Papa Bento XVI. “A Santa Sé tem todo interesse em abri-lo, mas é preciso ainda numerar, protocolar, conservar, registrar, colocar em ordem todas as cartas”, explicou o prelado.

Aos curiosos de plantão que esperam notícias reveladoras, Dom Pagano leva um pouco de desapontamento, dizendo que o material secreto oferecerá detalhes e contextualização, esclarecimentos sobre Pio XII, mas nada de misterioso, nem de surpreendente.

Os arquivos do pontificado de Pio XII reúnem cartas do Papa de 1939 a 1958, ano em que o pontífice faleceu. Após abertos, o Vaticano promete que não haverá nenhuma censura sobre as informações ali apresentadas.

As declarações de Dom Pagano foram dadas durante a cerimônia de inauguração das XIII Jornadas de História da Igreja, na sede da Universidade de Las Palmas da Grande Canária (ULPGC), na Espanha. O evento, que termina amanhã, promove debates sobre o tema: “O arquivo secreto Vaticano: herança frente ao esquecimento”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas