Gaudium news > Secretário da Congregação para o Clero envia mensagem aos sacerdotes

Secretário da Congregação para o Clero envia mensagem aos sacerdotes

Dom-Mauro-Piacenza.jpg
Para Dom Mauro Piacenza, o sacerdócio é um dom divino e não pode ser exigido como um direito

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-03-2010, Gaudium Press) O arcebispo Dom Mauro Piacenza, secretário da Congregação para o Clero, escreveu um artigo destinado a todos os sacerdotes da Igreja em que fala da característica primaz da vocação sacerdotal como sendo dom de Deus, não um direito do religioso.

O texto do arcebispo foi publicado no site www.annussacerdotalis.org, página criada pelo Vaticano para reunir informações, textos e notícias referentes ao Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI.

Segundo Dom Mauro, o sacerdócio é um dom divino e, portanto, não pode ser exigido como um direito. O arcebispo discorre especialmente sobre o valor da oração de consagração que o bispo pronunciou sobre cada um deles um dia, durante a ordenação sacerdotal. O texto, assim como todo o material do site, está disponível nas principais línguas da Santa Sé: italiano, espanhol, francês, alemão, inglês, português.

Guiado por esta oração, Dom Piacenza mostra como “o sacerdócio é essencialmente um dom” de Deus e, portanto, possui “uma dignidade que todos – fiéis, leigos e clero – devem reconhecer”.

“Trata-se de uma dignidade que não provém dos homens, mas que é puro dom da graça, ao qual a pessoa foi chamada e que ninguém pode exigir como um direito”, esclarece o prelado.

“A dignidade do presbiterado, doada pelo Pai todo-poderoso, deve aparecer na vida dos sacerdotes, em sua santidade, em sua humanidade disposta a acolher, em sua humildade e caridade pastoral, na luminosidade da fidelidade ao Evangelho e à doutrina da Igreja, na sobriedade e solenidade das celebrações dos mistérios divinos, no hábito eclesiástico.”

Ainda de acordo com o arcebispo, o sacerdote deve ter consciência de que seu dom é instrumento para levar Deus ao mundo. “Todo sacerdote deve recordar – a ele mesmo e ao mundo – que foi objeto de um dom sem merecê-lo e que não se pode merecer, que o converte em presença eficaz do Absoluto no mundo para a salvação dos homens.”

“O sacerdote, revestido do Espírito do Pai todo-poderoso, foi chamado a ‘guiar’, com o ensinamento e a celebração dos sacramentos e, sobretudo, com a própria vida, o caminho de santificação do povo que lhe foi confiado, com a certeza de que é este o único fim pelo qual o próprio presbiterado existe: o Paraíso.”

A íntegra da mensagem do secretário pode ser encontrada no site.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas