Gaudium news > Como nasceu a festa do Corpo de Cristo?

Como nasceu a festa do Corpo de Cristo?

Corpus Christi1.jpg

São Paulo (Quinta-feira, 03-06-2010, Gaudium Press) À luz da festa de Corpus Christi, celebrada mundialmente hoje, Gaudium Press oferece um texto de sua equipe de articulistas sobre o surgimento e a importância desta solenidade para a Igreja Católica.

 

Como nasceu a festa do Corpo de Cristo?

Um milagre ocorrido há quase oito séculos fez o Papa Urbano IV estender para toda a Igreja o culto público à Sagrada Eucaristia.

No ano de 1263, um sacerdote chamado Pedro achava-se assaltado por uma terrível tentação a respeito da presença real de Cristo na Eucaristia. Para fortalecer sua fé vacilante, resolveu fazer uma peregrinação a Roma.
Chegando às portas de Bolsena, Itália, decidiu entrar na cidade para celebrar uma missa. Rogou insistentemente a Deus que o livrasse da dúvida atroz que há tempos o atormentava e começou a celebração.

No momento da Consagração, ao pronunciar as palavras rituais – “Isto é o meu Corpo…”- a hóstia santa tomou uma tonalidade avermelhada e começou a gotejar sangue, que caiu copiosamente sobre o corporal. Os fiéis presentes também puderam contemplar o maravilhoso acontecimento.

O sacerdote apressou-se a comunicar o milagre ao Papa Urbano IV, que residia temporariamente na vizinha cidade de Orvieto. Este logo enviou a Bolsena uma comitiva encabeçada pelo arcebispo, para examinar a veracidade do fato e, se confirmado, trazer as preciosas relíquias até ele.

São Tomás de Aquino e São Boaventura teriam também feito parte dessa comitiva.

Corpus Christi2.jpg

Comprovada a autenticidade do prodigioso fato, a Hóstia consagrada e o linho impregnado do precioso Sangue foram solenemente conduzidos em procissão até Orvieto, onde o Papa prostrou-se de joelhos para recebê-los.
Em seguida, todos se dirigiram para a velha catedral e ali milhares de fiéis emocionados puderam contemplar e prestar culto às preciosas relíquias.

* * *

Esse espetacular prodígio impressionou vivamente o pontífice. Ele já tinha conhecimento do famoso milagre eucarístico de Lanciano e, além disso, fora confidente de Santa Juliana de Mont Cornillon, uma mística que recebera dos Céus a incumbência de transmitir à Igreja o desejo divino de ser estabelecida no calendário litúrgico uma festa em honra da Eucaristia.

Assim, em 11 de agosto de 1264 ele firmou em Orvieto a bula Transiturus de Hoc Mundo, pela qual instituiu a Festa de Corpus Christi. Com isso, estendeu para toda a Igreja o culto público à Sagrada Eucaristia, que até então era oficiado apenas em algumas dioceses, por influência de Santa Juliana.

Corpus_Christi_Altar.jpg

Cinquenta anos mais tarde, outro Papa, Clemente V, estabeleceu a Festa da Eucaristia como obrigação canônica mundial. E o Concílio de Trento, em meados do século XVI, tornou oficial a realização da Procissão Eucarística, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública de fé na presença real de Cristo na Hóstia Sagrada.

Estava assim definitivamente instaurada em toda a Igreja “a Festa em que o Povo de Deus se reúne em volta do tesouro mais precioso herdado de Cristo, o Sacramento de sua própria Presença, e O louva, canta e leva em procissão pelas ruas da cidade”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas