Gaudium news > Arquidiocese do Rio propõe consultoria sobre temas católicos no Carnaval

Arquidiocese do Rio propõe consultoria sobre temas católicos no Carnaval

Rio de Janeiro (Segunda, 16-02-2009, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro vai propor à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) a criação de uma comissão para prestar consultoria sobre temas ligados à Igreja Católica nos enredos das agremiações carnavalescas. Segundo o assessor de imprensa da Arquidiocese, Padre Leandro Cury, a proposta será apresentada à Liesa logo após o Carnaval.

Este ano, a Arquidiocese do Rio pediu que a Unidos do Porto da Pedra promovesse pequenos ajustes em um de seus carros alegóricos, que representava a Inquisição. De acordo com o enredo “Não me proíbam de criar, pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar!”, a alegoria retrata a fogueira da Inquisição, cercada por estátuas que representam um Papa, seis cardeais, oito bispos e quatro hereges.

O carnavalesco da Porto da Pedra, Max Lopes, explicou que o carro faz referência aos cientistas que foram condenados à morte pelo tribunal eclesiástico durante o período da Inquisição, por contrariar as leis vistas sob a ótica católica. O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Edney Gouvêa Mattoso, criticou a alegoria e classificou a iniciativa da Porto da Pedra de espetacularizar a Inquisição de “agressão à fé”.

O presidente da vermelho-e-branco de São Gonçalo, Uberlan de Oliveira, disse que, em nenhum momento, teve a intenção de ofender a Igreja Católica e se dispôs a receber, novamente, representantes da Arquidiocese no barracão da escola quando o carro alegórico estiver concluído. A Unidos do Porto da Pedra será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas