Gaudium news > Termina em São Paulo encontro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia

Termina em São Paulo encontro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia

São Paulo (Quinta, 18-02-2009, Gaudium Press) Acabou hoje no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, o encontro de três dias da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, grupo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) responsável pela coordenação dos projetos da Pastoral Litúrgica para 2009.

A Comissão coordena três setores da Pastoral Litúrgica, que por sua vez pode ser definida como o conjunto de recomendações para os ritos e as manifestações da Igreja: Pastoral Litúrgica, Música Litúrgica e Espaço Litúrgico.
O grupo que se reuniu em São Paulo é presidido por dom Joviano Lima Júnior, também arcebispo de Ribeirão Preto; dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE); dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Paranavaí (PR); juntamente com os assessores João Martins (arquiteto), padre José Carlos Sala e padre Carlos Gustavo Haas.

O objetivo do encontro da Comissão, segundo dom Joviano, foi “consolidar a ação conjunta dos três setores da Comissão em vista de uma melhor compreensão e implementação do projeto de Pastoral Litúrgica para o Brasil”.

Além dos bispos e assessores, também participaram do evento os membros das equipes de reflexão dos três setores. Ao todo, 18 especialistas em liturgia, música e arquitetura prestam assessoria à Comissão.

Segundo dom José Sala, por analisar as propostas de melhorias para os três principais setores da liturgia da Igreja, a Comissão acaba tendo como maior fim “a prestação de serviço à Igreja e à comunidade”.

Ele explicou que quando se discute o quesito Pastoral, por exemplo, é analisada a parte de pessoal da Igreja – religiosos, agentes, povo, sociedade – em âmbitos diversos como vestimenta, atuação, formação. “A parte de formação inclusive já marcou um grande encontro para o ano que vem, com ministros, além de uma Semana da Liturgia para outubro”, adiantou dom José.

O setor da Música Litúrgica, que por sua vez faz a revisão do hinário da Igreja, também programou eventos. Segundo o prelado, compositores sacros devem participar de um Encontro de Música em agosto. Ele adverte: “A música é para penetrar, contemplar e se encantar diante do mistério. Não para embelezar a liturgia”.

Já o quesito do Espaço Litúrgico (ou Arte Sacra), analisa questões relativas à disposição do altar, à mesa da eucaristia, cadeira da presidência, estrutura das paróquias. Dom José não confirma eventos para esse setor.

“Esperamos continuar com esse trabalho de consolidação dos três setores”, precisou o religioso.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas