Gaudium news > Papa Bento XVI parabeniza o Pontíficio Colégio Pio Latino-americano de Roma pelos 150 anos de história

Papa Bento XVI parabeniza o Pontíficio Colégio Pio Latino-americano de Roma pelos 150 anos de história

Cidade do Vaticano (Quinta, 19-02-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI parabenizou o Pontifício Colégio Pio Latino-americano de Roma pelos 150 anos de história e ressaltou a importância da instituição em uma audiência com os membros da comunidade do colégio, realizada na manhã desta quinta (19) na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano. Estiveram presentes diretores da instituição, religiosos e alunos.

“Agradeço as amáveis palavras proferidas, em nome de todos vocês, pelo monsenhor Carlos José Náñes, arcebispo de Córdoba e presidente da Comissão Episcopal do Pontifício Colégio Pio Latino Americano me dirigiu”, disse, abrindo o discurso. O Papa lembrou que, em 27 de novembro de 1858 começou a ser trilhado o “frutífero caminho” do Colégio como formador de seminaristas e, depois, de diáconos e sacerdotes.

“Hoje, mais de quatro mil alunos se sentem membros desta grande família”, prosseguiu. “Todos tem se distinguido desde o início pela simplicidade, hospitalidade, oração e fidelidade ao Magistério do Sumo Pontífice”.

“Seus (respectivos) bispos os enviaram ao Pontifício Colégio Pio Latino-americano para que absorvam a sabedoria de Cristo, de maneira que, ao regressarem a suas dioceses, possa colocar este tesouro à disposição dos demais” afirmou o Santo Padre, que ainda pediu aos alunos para “aproveitar bem” a estadia em Roma.

“O amor e o apego à Santa Sé é uma das características mais relevantes dos povos latino-americanos e caribenhos”, disse, o que o fez lembrar “dos dias que passei em Aparecida (São Paulo) quando percebi, emocionado, as manifestações de comunhão fraterna no ministério episcopal dos representantes das Conferências Episcopais destes nobres países”.

No encerramento, o Santo Padre pediu à Maria Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe, aos presentes e a suas famílias que a proteção maternal da Santa assista a todos os alunos em suas tarefas e que os “enraíze profundamente” em seu Filho, Jesus Cristo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas