Gaudium news > Sacerdotes na República Dominicana pedem plebiscito para mudar data de comemoração do carnaval

Sacerdotes na República Dominicana pedem plebiscito para mudar data de comemoração do carnaval

República Dominicana (Quinta, 19-02-2009, Gaudium Press) Sacerdotes da Arquidiocese de Santo Domingo pediram ao ministro da Cultura nesta quinta (19) que celebre uma consulta nacional perguntando à população se querem ou não uma separação entre a data do carnaval e as Festas Pátrias (celebrações de independência) e a Quaresma.

Santiago Bautista e Jesús María Tejada pedem uma consulta nacional para saber qual é a vontade do povo, que certamente “dará razão aos bispos”. Em uma coletiva de imprensa, eles afirmaram que a comemoração do Carnaval dentro do período da Quaresma distorce seu sentido religioso.

Os religiosos discordam dos questionamentos do ministro da Cultura, José Rafael Lantigua, que qualificou seu posicionamento como “excessivo”.

Lantigua acusou a Igreja Católica de “querer vestir uma camisa de força sobre os carnavalescos”. Os sacerdotes asseguram que tentam conscientizar a população com manifestações pacíficas há 14 anos “sem atirar pedras”.

“A separação só será possível se o Ministério da Cultura fixar anualmente que o desfile Nacional de Carnaval será anterior às Festas Pátrias e à Quaresma”, concluíram os religiosos.

Quaresma

No ano de 2009 a Quaresma tem início no dia 25 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e é conhecida como o período de preparação para a comemoração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, quarenta dias depois, no Domingo de Páscoa.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas