Gaudium news > Arquidiocese de Salvador confirma a Caminhada Penitencial neste ano

Arquidiocese de Salvador confirma a Caminhada Penitencial neste ano

Salvador (Terça, 03-03-2009, Gaudium Press) A Arquidiocese de Salvador promoverá a tradicional Caminhada Penitencial, momento de demonstração pública da fé e conversão do povo baiano e que reúne elementos marcantes do tempo da Quaresma – como a caridade e a peregrinação – no terceiro domingo da Quaresma (15 de março). A atividade começa às 6h30 na frente da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, com uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo.

A novidade deste ano é a imagem de Nossa Senhora das Dores que, pela primeira vez, seguirá à frente da procissão junto com o Senhor do Bonfim. Nossa Senhora das Dores é venerada pelos católicos com muitos nomes, os quais remetem a uma passagem bíblica que narra a morte de Jesus, quando Maria foi trespassada por uma espada de dor.

“A presença da imagem de Nossa Senhora das Dores na Caminhada Penitencial aprofunda, junto ao nosso povo, uma mística de comunhão do povo para com o sofrimento de Cristo na cruz. Cristo na cruz representado na imagem do Senhor do Bonfim; Cristo na cruz presente no sofrimento dos irmãos e irmãs vítimas da violência”, ressalta o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação Arquidiocesana.

história

A Caminhada Penitencial surgiu na Suburbana (região do bairro do Lobato, em Salvador), com a idéia de referendar a Campanha da Fraternidade no Brasil. As paróquias do Subúrbio Ferroviário e também de Pirajá e Marechal Rondon assumiram o compromisso de participar desse ato e, dessa forma, da preparação para a Páscoa.

Os moradores da Suburbana, além de refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade e conseguirem a chance de relacioná-lo-com suas respectivas realidades, aproveitavam a Caminhada para passar uma lista de abaixo-assinado, reivindicando melhoria na infra-estrutura para o bairro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas