Gaudium news > Vaticano anuncia duas novas nomeações de bispos para o Brasil

Vaticano anuncia duas novas nomeações de bispos para o Brasil

Cidade do Vaticano (Quarta, 04-03-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje dois novos nomes de bispos nomeados pelo papa Bento XVI para dioceses brasileiras. São eles: reverendo Edson Taschetto Damian, nomeado para a diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM), e o reverendo Giovane Pereira de Melo, para a diocese de Tocantinópolis (TO).

Amazonas

O Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, apresentada pelo S.E. monsenhor José Song Sui Wan, S.D.B., conforme os cânones por motivo de idade avançada e nomeou o reverendo Taschetto em seu lugar.

O reverendo Taschetto nasceu em 4 de março de 1948 em Jaguari, na diocese de Santa Maria (RS). Cursou os ensinos médio e fundamental no Seminário Menor de São José na diocese de Santa Maria e no Seminário Maior de Viamão, ambos da arquidiocese de Porto Alegre.

Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1975 pela diocese de Santa Maria.

Em seguida, foi vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Sul (1976) e da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Tupanciretã (1977 a 1980). De 1983 a 1987 foi pároco da Paróquia São João Batista em Formigueiro. Depois, na diocese de Pelotas, foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1990-1992), assistente dos seminaristas de Teologia no Seminário São Francisco de Paula (1988) e vice-diretor e professor do Instituto de Teologia Paulo VI da mesma diocese.

Na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), exerceu a função de conselheiro para as Vocações e Ministérios, entre 1993 e 1998. Desde 1999, é sacerdote fidei donum da diocese de Roraima, onde desenvolveu o ofício de vigário-geral e de administrador diocesano.
Atualmente é coordenador diocesano da pastoral da diocese de Roraima.

Tocantins

Nomeado bispo de Tocantinópolis, no estado do Tocantins, o reverendo Giovane Pereira de Melo, do clero da diocese de Rondonópolis (MT), nasceu em 16 de janeiro de 1959 em Salinas.

Cursou seus estudos filosóficos na Universidade Católica Dom Bosco e os teológicos junto ao Instituto de Teologia Estremo Oeste em Campo Grande. Fez especialização em História da Igreja na Universidade Federal de Mato Grosso, enquanto, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, obteve a licenciatura em Teologia Pastoral.

Foi ordenado sacerdote em 24 de março de 1990 pela diocese de Rondonópolis.

Foi vigário paroquial da Paróquia de Bom Pastor, em Rondonópolis, de 1990 a 1993 e, em seguida, na arquidiocese de Cuiabá, reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor (a partir de 1999). Foi vigário paroquial também da Paróquia Sant’Ana, na Chapada dos Guimarães.

De volta à Rondonópolis, foi vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, entre 2006 e 2007 e, desde 2007, é pároco e coordenador diocesano da pastoral da mesma paróquia.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas