Gaudium news > Prossegue congresso sobre evolução humana na Universidade Gregoriana de Roma

Prossegue congresso sobre evolução humana na Universidade Gregoriana de Roma

Roma (Sexta, 06-03-2009, Gaudium Press) O congresso Biological Evolution, Facts and Theories (Evolução Biológica, Fatos e Teorias), que acontece desde quarta-feira até amanhã na Universidade Gregoriana de Roma, abordou ontem as implicações do mapeamento do genoma humano. Na manhã desta sexta-feira, foi a contemporaneidade da Teoria da Evolução de Darwin que esteve no centro dos debates.

Os temas de ontem variaram desde estudos em nível microscópio do genoma à implicações biológicas, sociais e filosóficas da questão. De um lado, se expressaram novos resultados de estudos do comportamento do genoma por meio de modelos computadorizados. Segundo os especialistas, isto coloca no horizonte dos próximos avanços científicos a possível reprogramação de células com evidentes implicações em novas estratégias terapêuticas.

De outro lado, se procurou integrar as diferenças qualitativas fundamentais, que requerem a colaboração de uma pertinente investigação filosófica.

Um dos discursantos de ontem foi o professor Fiorenzo Facchin, sacerdote e autor de diversos artigos no Observador Romano sobre o tema, e ex-docente ordinário de Antropologia de 1976 a 2005 na Universidade de Bologna e de Paleontologia Humana da Escola de Especialização em Arqueologia de 1985 a 2006.

Hoje, as discussões focaram-se na pertinência da Teoria da Evolução de Darwin. Como poderíamos avaliar uma teoria que nos dê uma ampla descrição de um fenômeno? E se esse fenômeno é a própria história do homem, desde o seu início? Em um esforço comum, cientistas, filósofos e teólogos discutiram como levar adiante uma teoria que tem causado polêmicas muitas vezes estéreis durante um século e meio.

Na primeira sessão de hoje, falou o cardeal Georges Cottier O.P, proteólogo emérito da Casa Pontifícia, sobre o sentido metafísico da Criação e da Evolução. As duas últimas sessões serão dedicadas aos aspectos teológicos da evolução.

O congresso termina até amanhã e os temas tratados em conferências e assembleias paralelas serão posteriormente disponibilizados ao público pela internet, afirmam os organizadores.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas