Gaudium news > Bispo celebra Dia Internacional da Mulher em cerimônia na catedral de Tehuacan, no México

Bispo celebra Dia Internacional da Mulher em cerimônia na catedral de Tehuacan, no México

México (Terça, 10-03-2009, Gaudium Press) Por conta do Dia Internacional da Mulher, o bispo de Tehuacan, no México, monsenhor Rodrigo Aguilar Martínez, presidiu uma cerimônia na catedral da cidade e afirmou em seu discurso que as mulheres devem ser mais reconhecidas por seu papel na Igreja, na sociedade e na família.

O prelado disse que Cristo “nos ensina atitudes concretas” com relação à mulher: “Em uma época de machismo acentuado, a ação de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e seu valor indiscutível”.

Na catedral de Tehuacan, o bispo analisou a situação cultural em que se vive hoje em dia e assegurou que ainda falta muito para que a valorização da mulher não fique “somente no discurso e na celebração de uma data”, mas que seja também parte da realidade diária.

“Nossa cultura segue sendo machista, com muitas e variadas manifestações de violência e marginalização contra a mulher; além disso, com frequência se descarregam nelas muitos deveres que devem ser compartilhados”.

Monsenhor Aguilar Martínez fez um chamado à sociedade como um todo para que reconheça e valorize a dignidade e a participação da mulher e concluiu:

“A sabedoria do plano de Deus nos exige favorecer o desenvolvimento da identidade feminina em reciprocidade e complementaridade com a identidade do homem. Por isso, a Igreja está chamada a partilhar, orientar e acompanhar projetos de promoção da mulher com organismos sociais já existentes, reconhecendo o ministério essencial e espiritual que a mulher carrega dentro de si: receber a vida, acolhê-la, alimentá-la, dar à luz, sustentá-la, acompanhá-la e desdobrar seu ser de mulher, criando espaços habitáveis de comunidade e de comunhão”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas