Gaudium news > INCAMI emite declaração pública condenando o assassinato de jovens chilenos nos EUA

INCAMI emite declaração pública condenando o assassinato de jovens chilenos nos EUA

Santiago (Quarta, 11-03-2009, Gaudium Press) O Instituto Católico Chileno de Migração (INCAMI), organismo da Conferência Episcopal do Chile, divulgou aos meios de comunicação uma declaração pública intitulada “Construamos um mundo de irmãos, por conta da trágica norte dos jovens estudantes chilenos nos Estados Unidos”, texto em que expressam sua preocupação pelo assassinato em 26 de fevereiro na cidade de Penzacola (Flórida).

A entidade manifesta seu profundo pesar pelo que aconteceu a Nicólas Corp e Racine Balbontin e deseja que os outros três estudantes feridos se recuperem bem. Também afirma estar preocupada com a suspeita de que exista motivação xenofóbica por parte de Dannie Roy Baker contra as vítimas.

“Com muita dor estamos percebendo, em nosso país e no mundo inteiro, uma crescente atitude de rechaço contra as pessoas de outras nacionalidades e culturas, manifestada por meio de insultos, hostilidades, degradações e exploração de trabalho, sofridos por muitos de nossos compatriotas no exterior e por muitos estrangeiros em nosso país”, afirmou a entidade.

Segundo a declaração, a realidade há pouco exposta é percebida nos países em que foram endurecidas as políticas migratórias, limitando, assim, a esperança de muitos irmãos que buscam melhores oportunidades em outras terras.

O comunicado ainda reflete sobre a condição de Jesus, que não apenas nasceu pobre, mas também foi migrante e, com disso, o Evangelho mostra atitudes de acolhimento e hospitalidade com o forasteiro, atitudes que, se não postas em prática, não apenas desobedecem o mandado divino, mas provocarão “um mundo com ódio, violência, injustiça e rancor”.

Dannie Doy Baker é acusado de assassinato dos dois jovens e da tentativa contra os outros três. Com um rifle, Baker teria atirado sem motivo aparente e com intenção de matar de fora da casa em que os jovens se encontravam na madrugada do dia 26 de fevereiro.

CECh lança documento sobre a Missão Continental no Chile

Em reforço ao trabalho missionário, a livraria da Conferência Episcopal do Chile colocou lançou o documento “Missão Continental no Chile”, que trata das aplicações das conclusões de Aparecida quanto à realidade nacional, principalmente do chamado feito a toda a Igreja a permanecer em uma constante Missão. O texto traz explicações detalhadas da Missão Continental, os objetivos e itinerarios da MC e o Envio à Missão Permanente

Aprovado por unanimidade na 96ª Assembléia Plenária da CECh, em Roma, o texto custa 650 pesos (moeda local) e já pode ser encontrado na livraria da instituição.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas