Gaudium news > Papa recebe representantes do Grão-Rabinato de Israel em audiência no Vaticano

Papa recebe representantes do Grão-Rabinato de Israel em audiência no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta, 12-03-2009, Gaudium Press) Uma ocasião para reforçar a paz e o diálogo interreligioso. É o que falou o papa Bento XVI a representantes do Grão-Rabinato de Israel e membros da Comissão da Santa Sé para as relações religiosas com os Judeus sobre a visita que fará em maio à Terra Santa. O pontífice recebeu o grupo na manhã de hoje em uma audiência no Vaticano.

Na audiência, o papa recordou que o incremento do diálogo católico-judeu é fruto da viagem de João Paulo II à Terra Santa em 2000, da qual provieram os encontros seguintes entre os dois organismos. Segundo ele, este é um momento significativo para insistir nas questões especiais entre os católicos e judeus.

“Que a minha visita possa aprofundar o diálogo da Igreja com o povo judeu a fim de que judeus, cristãos e muçulmanos possam viver em paz e harmonia nesta Terra Santa. Vou à Terra Santa como peregrino da paz, para reforçar o diálogo entre as religiões”, declarou.

O papa comentou sobre os frutos que podem ser tirados desse diálogo, já que “possuímos um rico patrimônio espiritual em comum”. E insistiu em seu empenho pessoal de fazer avançar a visão ecumênica delineada pelo Concílio Vaticano II.

“Trabalhando juntos”, disse, voltando-se às duas delegações, “vocês vêm se tornando cada vez mais conscientes dos valores que estão na base das nossas respectivas tradições religiosas”.

“A Igreja reconhece que a origem da própria fé está fundamentada na intervenção divina na vida do povo judeu e que aqui reside a unicidade da nossa relação”. Segundo Bento XVI, os cristãos, todos, são “felizes de reconhecer que as próprias raízes se baseiam na mesma auto-revelação de Deus da qual se alimenta a experiência religiosa do povo hebreu”.

O rabino de Hafia, Shear Yashuv Cohen agradeceu o Papa por rejeitar toda forma de antissemitismo e de negacionismo do Holocausto e enalteceu o papel do Observador vaticano no ONU em fazer com que a próxima Conferência Internacional de Durban sobre o racismo não se transforme em uma ocasião para atacar o Estado de Israel.

Ao final da audiência no Vaticano, a delegação do Grão-Rabinato de Israel participou de uma coletiva de imprensa na Sala Marconi, mediada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas